Com este artigo encerramos a apresentação dos Mistérios do Santo Terço, com trechos extraídos da Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariæ.
Os Mistérios Gloriosos devem ser rezados às quartas-feiras e domingos.
“O Terço é a mais excelente forma de oração e o meio mais eficaz de alcançar a vida eterna. É o remédio para todos os nossos males, a raiz de todas as nossas bênçãos. Não há maneira mais excelente de rezar.” Papa Leão XIII
“A contemplação do rosto de Cristo não pode deter-se na imagem do crucificado. Ele é o Ressuscitado!” O Rosário sempre expressou esta certeza da fé, convidando o crente a ultrapassar as trevas da Paixão, para fixar o olhar na glória de Cristo com a Ressurreição e a Ascensão. Contemplando o Ressuscitado, o cristão descobre novamente as razões da própria fé (cf. 1 Cor 15, 14), e revive não só a alegria daqueles a quem Cristo Se manifestou – os Apóstolos, a Madalena, os discípulos de Emaús –, mas também a alegria de Maria, que teve uma experiência não menos intensa da nova existência do Filho glorificado. À esta glória, onde com a Ascensão, Cristo senta-Se à direita do Pai, Ela mesma será elevada com a Assunção, chegando, por especialíssimo privilégio, a antecipar o destino reservado a todos os justos com a ressurreição da carne. Enfim, coroada de glória – como aparece no último mistério glorioso – Ela resplandece como Rainha dos Anjos e dos Santos, antecipação e ponto culminante da condição escatológica da Igreja. No centro deste itinerário de glória do Filho e da Mãe, o Rosário põe, no terceiro mistério glorioso, o Pentecostes, que mostra o rosto da Igreja como família reunida com Maria, fortalecida pela poderosa efusão do Espírito, pronta para a missão evangelizadora.”
São João Paulo II
Nota
Créditos:
Imagem que abre este artigo: Autor não localizado.

0 Comentários
Deixe um comentário