História de São Judas Tadeu
São Judas Tadeu nasceu em Caná, de Galiléia na Palestina.
Era filho de Alfeu (ou Cléofas ) irmão de São José e de Maria Cléofas parente próxima de Maria Santíssima. Portanto Judas Tadeu era primo- irmão de Jesus.
Ele foi escolhido a dedo, por Jesus, para fazer parte do grupo de doze apóstolos.
São Judas Tadeu tinha quatro irmãos: o apóstolo Tiago, Menor, primeiro bispo de Jerusalém, Simão, segundo bispo de Jerusalém, José, o Justo e uma irmã, Maria Salomé, esposa de Zebedeu e mãe do apóstolo João Evangelista e de Tiago, Maior.
Ele participou da vida pública de Jesus, presenciou os milagres do Mestre e testemunhou a morte, ressurreição e a ascensão do Senhor.
Conforme um historiador grego, São Judas anunciou o Evangelho, inicialmente na Judéia na Samaria e na Induméia, lançando-se mais tarde a outras frentes de missão, como Mesopotâmia, Síria,Armênia e Pérsia. Encontrou-se com Simão e juntos foram evangelizar a Pérsia, onde pregavam destemidamente a fé em Jesus Cristo.
Por causa da pregação deles, grande foi o número de persas que se converteram ao Cristianismo.
Isso incomodou muito os poderosos da Pérsia. Por isso foram condenados à morte.
Vários estudiosos das escrituras acreditam que São Judas foi decapitado por carrascos que usavam como ferramenta o machado afiado.
Os restos mortais do Santo encontram-se em Roma, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
A Igreja comemora a festa de São Judas Tadeu no dia 28 de outubro (data de seu falecimento).
Na arte cristã, São Judas Tadeu é representado como um homem segurando em uma das mãos um livro, simbolizando a palavra que ele pregava, e na outra mão uma machadinha, o instrumento do seu martírio.
A devoção a São Judas Tadeu chegou ao Brasil com os padres poloneses.
São tantas as graças alcançadas pela intercessão do Santo que ele é considerado o Santo dos casos mais desesperados, o poderoso Santo das causas impossíveis, das causas perdidas ou difíceis de serem resolvidas.
A devoção a São Judas Tadeu é muito forte em todo mundo.
FONTE: Pia Sociedade Filhas de São Paulo – Paulinas
Arquidiocese de São Paulo
Internet