santos-da-imaculada-conceição-2

Nossa Senhora Desatadora dos Nós é um dos títulos que os fiéis deram à Virgem Maria, originado na Alemanha por volta do ano de 1700.

Conta a história que, naquele tempo, o pároco da capela de St. Peter am Perlack na cidade de Augsburg (Alemanha) encomendou um quadro da Virgem Maria ao pintor Johann Schimittder, um cristão fervoroso e conhecedor profundo de textos dos Padres da Igreja.

Para pintar esse quadro ele buscou inspiração em Ap 1: “Apareceu um grande sinal no céu: uma mulher revestida do sol (Mãe de Deus), a lua debaixo de seus pés (Imaculada Conceição) e na cabeça uma coroa de doze estrelas ( Mãe da Igreja)“; e na frase de Santo Irineu: “Eva por sua desobediência, atou o nó da desgraça para o gênero humano; Maria por sua obediência o desatou”.

Esse quadro não é somente uma bela pintura a ser vista como outras em um museu, mas contemplada muito além dos olhos, com o coração e com a alma. Sobre a Virgem Maria, temos o Espírito Santo derramando suas luzes. Junto a Virgem Maria há uma corte de anjos, como que envolvendo-a. Ela veste um manto azul que parece estar em movimento, representando o manto da glória que reveste a Rainha do Céu. Do lado esquerdo da Virgem Maria há um anjo, olhando para Ela, que entrega-Lhe uma fita com nós grandes e pequenos, separados e juntos, apertados ou frouxos, que simbolizam o pecado original e nossos pecados cotidianos. Do lado direito das mãos da Virgem Maria, a fita aparece sem nós e desce lisa até as mãos de outro anjo mostrando-nos que, a Virgem Maria está desatando os nós, simbolizando a vida nova mergulhada em Deus e na sua misericórdia, e o poder libertador das mãos de Maria. Seus pés estão sobre a cabeça de uma serpente, símbolo do mal, mostrando que Ela recebeu de Deus o poder de vencer os demônios, com suas virtudes. Na parte inferior do quadro percebe-se uma área escura, onde um homem está sendo guiado por um anjo, até uma igreja no topo de uma montanha. Na interpretação de muitos, trata-se do Arcanjo Rafael que acompanha Tobias e o ajuda a encontrar Sara, sua esposa, escolhida por Deus.

Esse quadro encontra-se na capela de St. Peter am Perlach, na cidade de Augsburg na Alemanha. É uma pintura em óleo sobre madeira de álamo medindo 1,10 metro de largura por 1,82 metro de altura.

Desde que esse quadro foi colocado nessa capela, a Virgem Maria ficou conhecida como Nossa Senhora Desatadora dos Nós e é invocada como mãe que desata os nós do pecado e dos problemas que nos prendem.

Rapidamente Nossa Senhora Desatadora dos Nós tornou-se objeto de devoção e culto, primeiramente em Augsburg e depois se espalhou pelo mundo.

São inúmeras as graças alcançadas através da Novena Infalível de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, e temos como grande devoto deste título de Nossa Senhora, o santo padre, o Papa Francisco.

Sua comemoração é no dia 15 de Agosto.

Nossa Senhora Desatadora dos Nós, escutai-nos e desatai os nós de nossas vidas e famílias. Amém.

Fonte: Santos e Ícones Católicos-Cruz Terra Santa
Wikipédia, a enciclopédia livre.