Expedito foi mártir na fé e não se tem uma data certa e nem local de seu nascimento.

Segundo a tradição Santo Expedito era armênio da cidade de Metilene onde a 19 de abril de 303 sofreu seu martírio.

Sabe-se que ele foi: Senador de Roma, Príncipe, Consul do Império Romano na Armênia, militar, Comandante da XII Legião Romana, cujo nome era Fulminata.

Essa mesma legião fora anteriormente comandada pelo imperador romano Marco Aurélio e defendia as fronteiras orientais do Império Romano, contra os bárbaros asiáticos.

Para ser comandante de uma Legião Romana era preciso competência e bravura e Expedito era um líder competente nesse cargo tanto em tempos de paz quanto nas batalhas. Ele era respeitado por todos os soldados e comandou essa Legião de 296 a 303 D.C.

Expedito levava uma vida de luxo e prazeres como todo soldado romano.

Uma boa parte dos soldados da XII Legião era composta por cristãos e Expedito pensava em converter-se ao Cristianismo, pois simpatizava com a mensagem de Jesus. Mas esse dia era sempre adiado e deixado para depois.
Conta a tradição que em sonho, ele foi tocado pelo espirito do mal em forma de corvo que grasnava diante dele a palavra: cras…! cras…! palavra latina que significa: amanhã…! amanhã…! isto é, deixe para amanhã! Adie sua conversão! Expedito pisoteou o corvo e gritou: Hodie! Que quer dizer: Hoje! É para já!

O comandante Expedito acordou decidido e confirmou sua conversão. E é por isso que ele é considerado o santo das causas urgentes.

Já convertido continuou comandando sua Legião, convertendo ao Cristianismo seus soldados que ainda não eram cristãos.

Nessa época Deocleciano era o imperador romano que por seu caráter, parecia oferecer garantias de benevolência aos cristãos, pois havia em seu palácio, a liberdade de religião. Mas… influenciado por Galero seu genro pagão e sua mãe também pagã, que com insinuações maldosas e hábeis calúnias, levaram-no a crer que o cristianismo conspirava contra ele.

Foi aí então que Deocleciano determinou a perseguição aos cristãos, determinando a destruição das igrejas, livros sagrados, cessação das assembleias cristãs e obrigando os cristãos a renunciarem sua fé (abjuração).

Santo Expedito e sua tropa foram alguns dos perseguidos por Deocleciano.
Expedito foi preso e forçado a renunciar sua fé cristã. Foi flagelado com chicotadas que dilaceraram sua pele causando hemorragias. Por fim, como ele não renunciou sua fé cristã, Deocleciano mandou decapitá-lo com espada.

Esse fato ocorreu no dia 19 de abril de 303 em Metilene na Armênia.
Essa perseguição sangrenta durou até o ano de 324 quando houve a retomada do poder pelo imperador Constantino.

Santo Expedito foi morto por causa de Jesus Cristo e se tornou mártir e santo reconhecido oficialmente e logo passou a ser considerado Santo das Causas Urgentes.

Sabe-se que no século VIII Santo expedito já recebia culto na Germânia e na Sicília, mas foi somente no século XVII que seu culto iniciou difusão mais larga e sua devoção se espalhou pelo mundo.

No Brasil sua veneração ganhou corpo nos anos 80, contando hoje com uma multi-dão de devotos.

A Igreja reconhece a devoção popular e existem igrejas e capelas dedicadas a ele espalhadas pelo mundo todo.

Sua representação mais comum é de um soldado, vestido de armadura, túnica curta e manto jogado atrás dos ombros. Em uma das mãos segura uma palma, representando o martírio e na outra mão tem uma cruz com a palavra: Hodie (Hoje). Seu pé direito pisa sobre um corvo que representa o espírito do mal e que do seu bico sai uma flâmula com a palavra “Cras” (amanhã).

A imagem de Santo Expedito simboliza a seguinte mensagem: “Não adie sua conversão, não deixe para amanhã, aquilo que deve ser feito hoje. ”
Santo Expedito é comemorado no dia 19 de abril, dia de sua morte´.

Santo Expedito rogai por nós.

CRÉDITO:
https:// http://www.arquisp.org.br/ liturgia/santo-do-dia/santo expedito.
Santo Expedito Novena e dados biográficos-Francisco Catão –Ed. Pauli-nas.
https://wikipedia.org/wiki/santo.expedito.
https://cruzterrasanta.com.br/santo.expedito.
https//www.nossasagradafamilia.com.br/conteúdo/história-de-santo-expedito.