WhatsApp Image 2016-10-11 at 14.45.21A devoção ao Sagrado Coração de Jesus consiste na veneração do Coração de Jesus, do mais íntimo de Seu Amor.
Essa devoção aparece em dois acontecimentos fortes do Evangelho: o gesto de São João, encostando a sua cabeça no peito de Jesus durante a última ceia; e na Cruz onde o soldado abriu o peito de Jesus com uma lança. Em um, temos o consolo pela dor da véspera de sua morte, e no outro, o sofrimento causado pelos pecados da humanidade.
Estes dois exemplos nos ajudam a entender o apelo que Jesus teria feito a Santa Margarida Maria Alacoque, uma religiosa da Ordem da Visitação de Santa Maria. Ela teria tido revelações por parte de Jesus Cristo que a incumbiu de divulgar e propagar essa devoção ao mundo.
Teriam sido três as aparições de Jesus. A primeira a 27 de dezembro de 1673, a segunda em 1674 e a terceira em 1675.
Jesus disse a Santa Margarida Maria: ¨Eis que te peço que a primeira sexta-feira depois da oitava do Santíssimo Sacramento (Corpus Christi) seja dedicada a uma festa especial em honra ao meu coração. Prometo-te pela minha excessiva misericórdia e pelo amor todo poderoso do meu coração, conceder a todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, a graça da penitência final; não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os sacramentos, e, Meu Divino Coração lhes será seguro refúgio nessa última hora ¨.
Deixou ainda as doze promessas aos que atendessem ao seu pedido.
Santa Margarida Maria que recebeu a incumbência de espalhar pelo mundo a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, ofendido pela ingratidão dos homens, foi incompreendida e perseguida, até que a Providência colocou em seu caminho o padre jesuíta Cláudio La Colombière, que lhe deu orientação segura e conseguiu fazer com que sua mensagem começasse a ser vista com outros olhos.
O Papa João Paulo II sempre cultivou essa devoção e a incentivava a todos que desejassem crescer na amizade com o Coração Jesus.

As 12 Promessas do Sagrado Coração de Jesus
1. Dar-lhes-ei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
2. Estabelecerei a paz nas suas famílias.
3. Abençoarei os lares onde for exposta e honrada a imagem do Meu Sagrado Coração.
4. Hei de consolá-los em todas as dificuldades.
5. Serei o seu refúgio durante a vida e em especial na hora da morte.
6. Derramarei bênçãos abundantes sobre todos os seus empreendimentos.
7. Os pecadores encontrarão no Meu Sagrado Coração uma fonte e um oceano sem fim de misericórdia.
8. As almas tíbias (tímidas e vacilantes na fé) tornar-se-ão fervorosas.
9- As almas fervorosas ascenderão rapidamente a um estado de grande perfeição.
10. Darei aos sacerdotes o poder de tocarem os corações mais empedernidos.
11. Aqueles que propagarem esta devoção terão os seus nomes escritos no Meu Sagrado Coração e d’Ele nunca serão apagados.
12. Prometo-vos, no excesso de Misericórdia do meu Coração, que o Meu Amor Todo-Poderoso concederá, a todos aqueles que comungarem na Primeira Sexta – Feira de nove meses seguidos, a graça da penitência final; não morrerão no Meu desagrado nem sem receberem os Sacramentos; o Meu Divino Coração será o seu refúgio de salvação nesse derradeiro momento.
Não se sabe quem compôs essa lista com as 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus, tiradas das revelações de Nosso Senhor à Santa Margarida Maria de Alacoque. Sabe-se só que são fidedignas e que esse trabalho anônimo foi de grande mérito e utilidade.
É na devoção ao Sagrado Coração de Jesus que devemos procurar a nossa razão de ser e a verdadeira razão dos nossos propósitos. Nelas, temos a oportunidade de elevar nossas almas ao Coração de Jesus e pedir para que com sua pureza de sentimento limpe todos os nossos vícios e pecados, e nos dê sabedoria para seguir em frente de acordo com os seus ensinamentos.

 

Fonte: http://www.cruzterrasanta.com.br
https://pt.wikipedia.org
https://pt.aleteia.org