WhatsApp Image 2016-10-11 at 14.45.21 (3)

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, popularmente chamada de Nossa Senhora Aparecida é a Padroeira do Brasil. É a representação da Virgem Maria na forma de uma imagem negra e está alojada num nicho na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida, Estado de São Paulo, Brasil.

Sua festa litúrgica é celebrada no dia 12 de outubro.

Conta a história que a aparição da imagem ocorreu em outubro de 1717 quando o governante das capitanias de São Paulo e Minas de Ouro, Dom Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos (Conde de Assumar) estava de passagem pela cidade de Guaratinguetá, no vale do Paraíba, em direção a Vila Rica. O povo dessa localidade, animados com a ilustre visita, resolveu homenageá-lo com uma festa e para isso chamaram três pescadores: Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso para lançarem as redes no rio e trazerem bons peixes.

Não era temporada de pesca e os pescadores não puderam contradizer o pedido, então rezaram pela proteção e bênção da Virgem Maria Mãe de Deus.

A pescaria estava difícil e após várias tentativas sem sucesso, resolveram descer o curso do rio até o Porto Itaguaçu. Já estavam prestes a desistir, quando João Alves lançou sua rede e ao invés de peixe apanhou o corpo de uma imagem da Virgem Maria sem a cabeça. Lançou a rede novamente e apanhou a cabeça, que se encaixou perfeitamente ao corpo. “É a imagem da Imaculada Conceição!”, disse um dos pescadores.

A partir daí, apanharam tantos peixes, que se viram forçados a retornar ao porto, pois o volume de peixes era tanto que ameaçava afundar a embarcação.

Esta foi a primeira intercessão atribuída à Santa.

Durante os 15 anos seguintes a imagem permaneceu na casa de Filipe Pedroso, onde a vizinhança se reunia pera rezar.

A devoção à Santa, aparecida das águas, na rede de pesca, foi crescendo tanto e muitas graças foram alcançadas pelos que rezavam diante da imagem, que a família resolveu construir um oratório no Porto Itaguaçu que logo também, se tornou pequeno para abrigar tantos fiéis.

Por volta de 1734, o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no alto do morro dos Coqueiros com a ajuda dos filhos de Filipe Pedroso.

No dia 20 de abril de 1822, o príncipe regente D. Pedro I e sua comitiva, em viagem pelo Vale do Paraíba, visitaram a capela para conhecer a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

O número de fiéis não parava de aumentar e em 1834, foi iniciada a construção de uma igreja maior (a atual Basílica Velha) e inaugurada solenemente em 8 de dezembro de 1888.

Em 6 de novembro de 1888 a princesa Isabel visitou a capela pela segunda vez, e ofertou à Santa uma coroa de ouro cravejada de diamantes, juntamente com um manto azul anil, bordado em ouro e pedrarias, em pagamento a uma promessa.

A Santa foi coroada com essa coroa e manto ofertados pela princesa Isabel em 8 de setembro de 1904.

A vila que se formara em torno da Igreja no Alto do Morro dos Coqueiros emancipou-se politicamente de Guaratinguetá, tornando-se município e vindo a chamar-se Aparecida em homenagem a Nossa Senhora, em 17 de dezembro de 1928.

Nossa Senhora Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e sua padroeira por decreto do Papa Pio XI em 16 de julho de 1930.

Havendo necessidade de um lugar maior para atender aos romeiros, em 1955 teve início à construção da Basílica Nova projetada pelo arquiteto Benedito Calixto.

Ao completar 250 anos da devoção, em 1967, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário a “Rosa de Ouro”, gesto repetido pelo Papa Bento XVI em 2007.

A Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi dedicada pelo Papa João Paulo II em 1980, como o maior santuário Mariano do mundo.

Milhares são os milagres atribuídos a Nossa Senhora Aparecida. É só visitar a sala dos Milagres no Santuário de Aparecida e comprovar.

Pela lei 6802 de 30 de junho de 1980 foi decretado oficialmente feriado o dia 12 de outubro e também nessa mesma lei, a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil.

Neste ano de 2017 celebramos os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição nas águas do Rio Paraíba do Sul. Que a Virgem Mãe Aparecida continue intercedendo pelo povo brasileiro.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira nossa, rogai por nós e pelo Brasil!

FONTES:

http://www.nossasagradafamilia.com.br

https://pt.wikipedia.org

GLOBOLIVROS: APARECIDA _Rodrigo Alvarez

EDITORA SANTUÁRIO_ PAULINAS: Mãe do Céu Morena _Pe. Zezinho

PETRA EDITORA_MÃE DE TODOS, MARIA_Pe.Reginaldo Manzotti