A BÍBLIA é a palavra de Deus

Em setembro vivenciamos o Mês da Bíblia. A iniciativa é motivada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e é a oportunidade para estudo da Palavra de Deus, com o tema a “Carta aos Efésios” e o lema “Vestir-se da nova humanidade” (Ef 4,24). Esta frase é de uma exortação da própria carta, na qual o autor apresenta aos batizados e batizadas em que consiste assumir a vida nova após a adesão a Cristo e ao batismo, sobretudo em um contexto não cristão, onde viviam, provavelmente, os destinatários dessa carta.

Escrita no fim do século I d.C. e dirigida a várias comunidades cristãs da Ásia Menor (hoje Turquia), região subjugada e explorada pelo império romano, o objetivo principal da Carta aos Efésios era exortar os fiéis à prática do evangelho de Jesus Cristo crucificado (Ef 3,1-21), na luta por uma sociedade solidária e fraterna contra o mal. Como no passado, hoje o mundo continua marcado pela falsidade, pela injustiça e pela morte, por isso os apelos e alertas da carta permanecem valiosos ainda em nossos dias.
Este subsídio é um material de apoio para a celebração, em quatro encontros, e visa proporcionar aos grupos de reflexão e círculos bíblicos um encontro pessoal e comunitário com a Palavra de Deus, a partir da Carta aos Efésios.

Quer assistir ao documentário para essa jornada sobre o tema? Veja AQUI.

A Bíblia é uma fonte de força espiritual. Por meio de seus ensinamentos, podemos encontrar inspiração e nos aproximar de Jesus. A Bíblia Sagrada é uma coleção de livros sagrados escritos por vários autores. Antigos profetas e historiadores registraram a relação entre Deus e Seu povo por mais de 4 mil anos. Suas palavras inspiradas são o que hoje conhecemos como a Bíblia Sagrada. Seguir os ensinamentos encontrados na Bíblia nos ajuda a conhecer quem é Deus, a aprender com pessoas boas que O amavam e
a entender melhor como Ele deseja que vivamos.

Acima de tudo, a Bíblia ensina o amor. São 73 livros bem diferentes, com diversos estilos e escritos de épocas distantes. Recentemente foi lançada A BÍBLIA – SUA FONTE DE LUZ, pela Paulinas Editora, fruto de um projeto nacional de 15 anos, ela foi traduzida das línguas originais para o português e inteiramente comentada por uma competente equipe de biblistas. Os tradutores e as tradutoras, especialistas da área, usaram como base os manuscritos em hebraico, aramaico e grego, a fim de que o leitor possa ter em mãos um texto fiel à mensagem original. Fez-se também uma ampla revisão dos nomes bíblicos, de modo a identificar mais claramente as personagens e os lugares bíblicos. Também foi enriquecida com mapas e amplas notas explicativas para todas as passagens bíblicas com informações literárias, teológicas, históricas e geográficas, bem como com abundantes referências bíblicas, a fim de que o leitor possa consultar passagens relacionadas ao texto que está lendo.

Para preparar e auxiliar a leitura orante foram elaboradas introduções a todos os livros bíblicos com informações sobre a autoria, datação, estrutura e principais temas da obra.

Dica: Por onde começar a ler a Bíblia?