
Você tem habilidades, vontade, um pouquinho de tempo para dedicar ao voluntariado?
Ser voluntário católico nota 10!
1- O voluntário é voluntário e não está voluntário. Ele tem a vocação de servir. Ele vive sua missão se questionando o tempo inteiro na busca de melhoria. Ele é um exemplo para as pessoas e as inspiram pelos seus atos. Ele não é somente voluntário nos seus projetos, mas com todo o seu entorno profissional, social, comunitário e familiar.
2- O voluntário é sensível e atencioso aos pequenos detalhes. Ele observe tudo e busca entender o que está acontecendo por dentro e por fora das pessoas e no ambiente. Ele se destaca pelo respeito ao outro sempre buscando se adaptar à cultura do grupo em que está inserido. Ele aceita e entende a diferença sem, portanto, concordar com aquilo que vai contra seus valores. Ele respeita horários chegando sempre adiantado para aguardar o início do compromisso.
3- O voluntário é promotor de mudança. Ele não aceita se acomodar e por isso sempre questiona a rotina para tentar encontrar melhorias. Ele faz as pessoas saírem do “piloto automático” e as leva a se superarem. Ele é empreendedor, toma iniciativa e ajuda os que estão ao seu redor nisso.
4- O voluntário é incorruptível. Ele é uma pessoa responsável. Ele mantém o foco no objetivo, sem se deixar levar pelas conversas. Ele não aceita desculpas ou justificativas que limitam o desempenho das pessoas e dos projetos.
5- O voluntário se auto realiza pelos resultados. Ele não busca fama ou poder. Ele quer que suas ações gerem um impacto na vida da sua comunidade e dos que estão ao seu redor. Ele não termina seu trabalho enquanto não alcançou seu objetivo e somente se dá por satisfeito quando comprova os resultados. Ele é apaixonado pelo que faz. Por mais difícil que seja o desafio ou as pessoas que estão na frente dele, ele não desiste: demonstra entusiasmo e paixão.
6- O voluntário é altruísta. Ele tem a capacidade de se esquecer de si mesmo para se entregar para seu próximo. Ele busca entrar no “mundo” da pessoa que ele ajuda, gerando empatia através de um relacionamento profundo onde se conecta aos sentimentos e pensamentos das pessoas. Ele vê, ouve, escuta, sente, percebe e integra o que as pessoas lhe demonstram, verbalmente ou não.
7- O voluntário é eficaz. Ele utiliza seus dons e talentos para responder ao chamado de Deus. Ele busca eficiência e qualidade nos resultados. Não se contenta com coisas superficiais e sempre busca a perfeição. Ele simplifica e nunca complica. Ele usa ferramentas para auxiliá-lo na sua missão. Ele não reinventa a roda mas busca fazer girá-la mais rápido. Ele é didático e ajuda as pessoas a compreenderem cada passo do projeto e explica com paciência a sua missão. Ele sabe que ser voluntário é ser profissional.
8- O voluntário é inovador. Ele busca melhorar constantemente suas técnicas e práticas sendo criativo, pesquisando e analisando o que se é praticado em outras comunidades. Ele não se contenta com “o de sempre”.
9- O voluntário é sustentável. Ele se preocupa com o impacto das ações que ele empreende e ajuda o seu irmão a empreender. Ele tem foco no curto prazo para gerar resultados que justifiquem seu projeto mas sem nunca perder a visão do futuro. Ele promove a perenidade.
10- O voluntário tem Fé. Ele é católico praticante. Ele acredita no seu potencial. Ele acredita no potencial dos seus colegas. Ele acredita na sua comunidade. Ele acredita que o ser humano tem a possibilidade de se converter através da sua relação com Deus e se transformar a partir da autoconsciência, da motivação, da busca por objetivos e pela vida em comunidade.