Com a Quarta-feira de Cinzas se inicia a Quaresma, um tempo litúrgico mais intenso de penitência, jejum, caridade e de orações, como preparação para a Semana Santa: foi com o Concílio de Nicéia, em 325, que se reconheceu a preparação para a Páscoa por 40 dias, assim como Jesus passou 40 dias no deserto, e a Quaresma termina na Quinta-feira Santa.
É na Quarta-feira de Cinzas, este ano em 14 de Fevereiro, que acontece durante a missa a “Solenidade de Imposição das Cinzas“: o sacerdote, no momento da imposição, diz ‘Arrependei-vos e acreditai no Evangelho’ (cf. Mc 1,15) ou ‘Lembra-te, homem, que és pó da terra e à terra hás-de voltar’ (cf. Gen 3,19)” e o fiel deve retirar-se em silêncio, meditando a frase/convite que lhe foi feita. Esse ato é realizado pelo celebrante desenhando na testa dos fiéis uma cruz utilizando as cinzas obtidas ao queimar as palmas usadas no domingo de Ramos do ano anterior.
É a partir da Quarta-feira de Cinzas, e pelos próximos 40 dias, que através das práticas concretas essenciais durante esse tempo litúrgico nos encherão de graça e da força do Espírito Santo para perseverar e poder caminhar para a Páscoa do Senhor:
Aprofundar a vida sacramental – Confessar, participar da Missa mais dias, e não apenas aos domingos, e receber a comunhão.
Penitência – A penitência é “uma reorientação radical de toda a vida, um retorno, uma conversão para Deus de todo o nosso coração” (cf. Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 1431). A Escritura e os padres insistem, sobretudo, em três formas: o jejum, a oração e a esmola que exprimem a conversão” (CIC, n. 1434). O tempo litúrgico da Quaresma tem essa dimensão penitencial de revisão interior, mas também de amor concreto ao próximo.
Oração – Fazer alguma oração extra, como ler a Bíblia. Se lêssemos a Bíblia três ou cinco minutos por dia, quão diferente seria a nossa vida.
Jejum – Quando pensamos em jejum, muitas vezes pensamos em quais coisas não vamos comer: não vou comer carne, nem sobremesas. Mas não se trata de fazer uma dieta! Podemos jejuar de palavras desnecessárias, como queixas, críticas ou palavrões.
Amar concretamente – Se estamos jejuando de palavras negativas, talvez possamos fazer esmolas de boas palavras: um comentário, uma ajuda, algo de bom que possamos dizer com palavras. Podemos ir ao encontro de alguma pessoa que realmente precise de nossa ajuda e fazer um ato de caridade com essa pessoa sem que ela note e sem que ninguém perceba, sem alarde.
A expressão “Lembra-te de que és pó e ao pó voltarás”, nos chama a atenção para a fragilidade da vida humana e que a morte é o nosso destino inevitável.
“As cinzas bentas e colocadas sobre as nossas cabeças nos fazem lembrar que vamos morrer, que somos pó e ao pó da terra voltaremos (cf. Gn 3, 19), para que nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa, para não mais perecer.” (Trecho extraído do site Canção Nova)
A Quaresma é tempo de conversão, durante 40 dias vamos nos aprofundar, refletir e rezar, preparando-nos para a celebração do grande e central mistério da nossa fé: a Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Durante a Quaresma devemos oferecer nossa solidariedade em favor das pessoas através da bondade, da amizade, da fé, do respeito pela dignidade do outro, e recuperarmos o amor em nós: o amor doação. O amor como o amor de Jesus: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.”
Nos inspiremos nas palavras de Papa Francisco proferidas em 2023: “Se por vezes parece apagar-se em muitos corações o amor, este não se apaga no coração de Deus! Ele sempre nos dá novas ocasiões, para podermos recomeçar a amar”.
Para saber mais e se preparar melhor para a solenidade da Quarta-feira de Cinzas e as práticas da Quaresma leia os artigos nos links:
Qual o sentido da Quarta-feira de Cinzas? (cancaonova.com)
Quarta-feira de Cinzas, início da Quaresma, o que isso significa? – Diocese de Umuarama
Solenidade de Imposição das Cinzas – Arquidiocese de Belém (arquidiocesedebelem.com.br)

Nota
Crédito de Imagem que abre este artigo: “Cinzas — Foto: Diocese de Divinópolis/Divulgação”. Extraído do site Quarta-feira de Cinzas: veja os horários das missas em Divinópolis | Centro-Oeste | G1
Crédito de Imagem no corpo deste artigo: extraído do site Cerimônia de Imposição das Cinzas | Diocese De Colatina

0 Comentários
Deixe um comentário