
O que é a Pastoral do Dízimo?
A Pastoral do Dízimo é um serviço realizado na Igreja e tem como papel principal conscientizar cada participante da comunidade da sua responsabilidade com a sua Igreja e com a sua Comunidade, levando-a a refletir e organizar as contribuições e tornar o cristão responsável comunitariamente.
O que é o dízimo?
O dízimo é uma expressão de gratidão a Deus por tudo o que recebemos. É uma contribuição voluntária, regular, periódica e proporcional aos rendimentos recebidos, que todo batizado deve assumir como sua obrigação em relação à manutenção da vida da Igreja.
O dízimo é obrigatório?
Apesar de termos várias citações bíblicas sobre o dízimo, a Igreja Católica não obriga os seus fiéis a serem dizimistas; portanto, o dízimo não é obrigatório. É sinal de amor, de fé, de partilha e de comprometimento com a sua Comunidade.
Se o dízimo não é obrigatório, por que devo ser dizimista?
Porque todo cristão, vivendo como família do povo de Deus, sendo dizimista, demonstra sua corresponsabilidade pela vida e pela manutenção da Igreja.
O trabalho voluntário pode ser considerado como dízimo?
Embora a Igreja necessite do trabalho voluntário em diversos serviços, grupos, pastorais e movimentos, o voluntarismo não substitui o dízimo.
E as ofertas doadas durante as missas?
Também não substituem o dízimo.

Com quanto devo contribuir com o dízimo?
“Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama o que dá com alegria” (2 Cor 9,7).
Como devo proceder para ser dizimista?
Na Paróquia Imaculada Conceição, temos plantonistas que atendem na Igreja ao final das Missas ou na Secretaria Paroquial. A inscrição para ser dizimista também pode se feita durante a semana, em horário comercial.
Para que serve o dízimo?
O dízimo é aplicado em 3 dimensões:
Dimensão Religiosa: despesas com o Culto, com o sacerdote, com o templo.
Dimensão Social: ajuda aos mais necessitados.
Dimensão Missionária: despesas com a Evangelização fora dos limites da comunidade. Ajuda a outras paróquias e comunidades, obras missionárias.
Ser dizimista na sua raiz mais profunda, significa construir comunidade. Ser dizimista, é ter posse da maior parte, após entrega do dízimo, a parte da gratidão. Dízimo não é imposição, não é obrigação; é uma forma fácil de sermos gratos a Deus. Dízimo é partilha, não é esmola. Partilhar não é dar o que sobra. Partilhar é dar o que o outro precisa. Reparto confiante de que nada do que ofereço, me fará falta. Dízimo é amor. É por isso que quanto mais partilhamos, mais temos.
Maiores informações na Secretaria Paroquial.