“O amor, por sua natureza, é comunicação: leva a abrir-se, não se isolando. E, se o nosso coração e os nossos gestos forem animados pela caridade, pelo amor divino, a nossa comunicação será portadora da força de Deus.” Mensagem do Papa Francisco para o 50° Dia Mundial das Comunicações Sociais, 2016.

Conhecendo a Pastoral da Comunicação – Pascom
Caso alguma vez já tenha ouvido falar sobre Pascom, deve ter ficado curioso, principalmente hoje, que estamos ouvindo esse termo com mais frequência em nossa comunidade. Mas o que será a Pascom? É apenas o povo que fica tirando fotos de tudo que acontece na igreja para postar no Facebook?
A Pastoral da Comunicação (ou simplesmente Pascom) nasceu da necessidade da Igreja Católica de comunicar-se, seja pelos meios impressos, pelos veículos como televisão e Internet, ou através das redes sociais.
Uma das funções da Pascom é comunicar. Mas acredite, comunicar não é “só comunicar”. A comunicação que a Pascom trabalha engloba a comunicação entre as pastorais e a comunicação das pastorais com a comunidade; de forma a INTEGRAR as pastorais, os movimentos, as pessoas, o pároco; procurando levar todos a anunciarem a mesma palavra de amor que Jesus nos anunciou.
A Igreja é servidora, por isso, a Pastoral da Comunicação coloca-se como parceira de todos os que querem fazer uma sociedade mais solidária, justa e fraterna. A comunicação não é apenas um meio para a solidariedade; é a primeira e mais básica manifestação de solidariedade.
Todos nós devemos procurar espalhar a palavra de Deus, seguindo os passos de Jesus Cristo. Logo, mesmo não fazendo parte efetivamente da Pascom, cada um de nós tem o papel evangelizador quando agimos baseados no ensinamento “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15). Mas a Pascom é quem auxilia nessa missão como facilitadora das relações, ajudando na construção de uma comunidade unida e fraterna, com crescente espiritualidade, na construção de um mundo melhor.
A Pascom na Paróquia Imaculada Conceição
A Pascom vem surgindo na nossa paróquia e ainda está buscando alcançar todos os seus objetivos que poderiam ser sintetizados em 3 verbos: comunicar, evangelizar e integrar. A comunicação da Igreja vem acontecendo não só em um contexto digital por meio de publicações no site, no Facebook, no Twitter, no canal do Youtube e no Telegram, e na Revista Digital mas também de forma impressa e verbal por lembretes no final das celebrações. Estamos estruturando um fluxo de produção e integração tecnológica para facilitar o acesso à informação e também como comunicação institucional.
E já que temos todos estes canais, a Pascom os utiliza para evangelizar, levando a palavra de Deus para todos, aonde estiverem. E o último verbo, integrar, vem sendo construído numa relação de parceria dos grupos e movimentos entre si, e também destes grupos e movimentos com a Paróquia e com a comunidade, usuária final da informação e, afinal, nosso controle de qualidade total.
Tem vontade de participar da Pascom? Caso você esteja pensando: “Ah… Mas não sei nada sobre comunicação…”, engana-se! Por acaso você participa de equipe de música, catequese, liturgia ou simplesmente participa da missa? Então você também é um comunicador da palavra de Deus. Faça parte de nossa Pastoral.
Mais informações na Secretaria Paroquial.
