Em 3 de janeiro de 2024 celebra-se a Solenidade do Santíssimo Nome de Jesus.
O Anjo disse à Virgem Maria: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o Nome de Jesus” (Lc 1, 30-31).E assim, o Arcanjo Gabriel pronunciou, em sonho, a José: “Enquanto assim pensava, eis que um Anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o Nome de Jesus, porque Ele salvará o seu povo de seus pecados” (Mt 1, 20-21).
Jesus em Hebraico (Yeshuah) significa “Deus Salva” ou “Salvador”: é pelo Nome de Jesus que os enfermos são curados, que os mortos ressuscitam, os coxos andam, os surdos ouvem, os leprosos ficam curados. Devemos invocar o Seu Santo Nome com veneração, respeito e fé.
Foi no século XIV que o Santíssimo Nome de Jesus começou a ser venerado nas celebrações litúrgicas: pela primeira vez, em 1530, foi concedida à Ordem Franciscana a celebração do Ofício do Santíssimo Nome de Jesus pelo Papa Clemente VI, e em 2002 foi introduzida no Missal, como Memória, por São João Paulo II.
A Jesus foi dado o Nome de Sua Missão, o “Salvador”, e é através da invocação do Santíssimo Nome de Jesus que alcançamos inúmeras e infinitas Graças!
Nota
Créditos de Imagens neste artigo: autores não localizados

0 Comentários
Deixe um comentário