Em 1º de janeiro de 2024, a mensagem de Papa Francisco para a 57ª Conferência do Dia Mundial da Paz, foi sobre os vários riscos no desenvolvimento da IA e a necessidade de um tratado internacional que regulamente a tecnologia em prol da “busca da paz e do bem comum”
Abaixo estão alguns trechos da mensagem:
“A Sagrada Escritura atesta que Deus concedeu o seu Espírito aos seres humanos para que tivessem «habilidade, compreensão e conhecimento em todos os ofícios» (Ex 35, 31). A inteligência humana é expressão da dignidade com que fomos dotados pelo Criador, que nos fez à sua imagem e semelhança (Gn 1, 26) e nos permitiu responder consciente e livremente ao seu amor. De modo particular, a ciência e a tecnologia manifestam essa qualidade fundamentalmente relacional da inteligência humana; eles são produtos brilhantes de seu potencial criativo,“
“ Pois o impacto de qualquer dispositivo de inteligência artificial – independentemente de sua tecnologia subjacente – depende não apenas de seu design técnico, mas também dos objetivos e interesses de seus proprietários e desenvolvedores, e das situações em que será empregado.“
“A inteligência artificial, então, deve ser entendida como uma galáxia de realidades diferentes. Não podemos presumir a priori que o seu desenvolvimento dará um contributo benéfico para o futuro da humanidade e para a paz entre os povos. Esse resultado positivo só será alcançado se nos mostrarmos capazes de agir com responsabilidade e respeitar valores humanos fundamentais como “inclusão, transparência, segurança, equidade, privacidade e confiabilidade”. [5]
“Espero que a reflexão precedente encoraje os esforços para assegurar que o progresso no desenvolvimento de formas de inteligência artificial sirva, em última análise, a causa da fraternidade e da paz humanas. Não é responsabilidade de alguns, mas de toda a família humana. Pois a paz é fruto de relações que reconhecem e acolhem os outros na sua dignidade inalienável, e da cooperação e empenho na busca do desenvolvimento integral de todos os indivíduos e povos.“
Leia a mensagem completa aqui: LVII World Day of Peace 2024 – Artificial Intelligence and Peace | Francis (vatican.va)
Nota
Crédito de imagem que abre este artigo: extraído do site “Inteligências artificiais e paz” é o tema escolhido pelo Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz de 2024 – CNBB

0 Comentários
Deixe um comentário