Com a Festa do Batismo do Senhor se encerra o ciclo do Natal e no dia seguinte, este ano em 9 de Janeiro, se inicia o Tempo Comum do Calendário Litúrgico.

É durante o Tempo Comum que acompanhamos Jesus em sua jornada de vida pública, percorrendo Israel até chegar em Jerusalém onde é aclamado como Rei. O Tempo Comum se estende até o dia da Solenidade de Cristo Rei encerrando, assim, o ano litúrgico.

O Tempo Comum compreende 34 semanas que são divididas em duas partes: a primeira começa após a Festa do Batismo do Senhor e vai até a terça-feira de Carnaval, e a segunda se inicia após a festa de Pentecostes. O verde é a cor predominante do Tempo Comum simbolizando a esperança na vinda do reino de Deus.

Durante o Tempo Comum podemos destacar algumas importantes solenidades e festas, tais como: a da Santíssima Trindade; a Solenidade de São Pedro e São Paulo; a da Assunção de Nossa Senhora; e a Solenidade de Cristo Rei.

É durante esse Tempo que passamos a ter um maior senso de comunidade, pois é juntos que devemos trabalhar como missionários para anunciar, em Nome de Jesus, o Reino de Deus para as pessoas: essa é a nossa missão como cristãos. Mesmo Jesus, em Seu caminho para evangelizar, estava sempre acompanhado de seus discípulos.

Que o Tempo Comum semeie em nós o desejo de sermos discípulos e missionários do Senhor e rezemos pela Igreja, pelo Papa Francisco, por nosso bispo diocesano, pelos padres, diáconos e seminaristas. Peçamos a Deus para que sempre hajam pessoas dispostas a Evangelizar, mesmo em locais mais distantes. 

Fonte: Tempo Comum  – CNBB

Para saber mais assista: O que é o Tempo Comum? – YouTube

Crédito de Imagem que abre este artigo: “A Oração do Senhor”, obra de James Tissot