A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Igreja no Brasil durante a Quaresma, como caminho de conversão, solidariedade e compromisso social.
Em 2026, com o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema bíblico “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), a iniciativa busca despertar a consciência sobre o direito à moradia digna como expressão concreta da fé cristã.
A Igreja convida todos a construir uma sociedade mais justa, onde ninguém seja excluído do direito de “morar com dignidade”.
Seu gesto concreto, a Coleta Nacional da Solidariedade, acontecerá no dia 29 de março de 2026. A imagem escolhida para representar visualmente a Campanha foi desenvolvida pela Assessoria de Comunicação da CNBB e traz elementos simbólicos que provocam reflexão. Ao fundo, uma representação da cidade, e no centro destaca-se a escultura “Cristo sem-teto”, criada por um artista católico canadense em 2012, Timothy Schmalz, após a experiência de ver um homem em situação de rua dormindo em um banco de parque, em Toronto.
A escultura, que tem réplicas em diversas cidades do mundo – inclusive na Catedral Metropolitana de São Sebastião no Rio de Janeiro – mostra um homem coberto por um cobertor, com o rosto e as mãos escondidos, mas com os pés feridos, revelando ser Jesus. Há um espaço vazio no banco, convidando quem vê a se aproximar.
Aceite esse convite!
Para saber mais visite: Campanha da Fraternidade 2026
Nota
Crédito de Imagem: Cartaz oficial da Campanha da Fraternidade de 2026 CNBB, sobre fundo em tons existentes no cartaz.

0 Comentários
Deixe um comentário