Em 8 de Janeiro de 2024 se celebra a Festa do Batismo do Senhor, quando Jesus foi batizado por João Batista nas águas do Rio Jordão. Com esta festa termina o ciclo de Natal, e se inicia o Tempo Comum, embora permaneça a possibilidade de celebrar, em 2 de fevereiro, a Apresentação do Senhor ao Templo, “Luz dos povos” (também conhecida como festa das “Candeias”).

Assim está descrito em Mateus 3, 13-17: “Naquele tempo, Jesus foi da Galileia ao Jordão para encontrar João e ser batizado por ele. Mas, João quis impedi-lo, dizendo: “Sou eu que devo ser batizado por ti e tu vens a mim”? Jesus lhe respondeu: “Deixa, por enquanto, pois convém que cumpramos toda a justiça”. Então, João cedeu. Logo que Jesus foi batizado, saiu da água: eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele o Espírito de Deus, em forma de pomba. E do céu veio uma voz, que dizia: “Este é o meu Filho amado, em quem pus toda a minha complacência”.

Sem ter mancha alguma que purificar, Jesus quis submeter-se ao Batismo por João, como diz Santo Agostinho: “para proclamar com a sua humildade o que para nós era uma necessidade”. 

Com o Batismo às margens do rio Jordão Jesus começa a cumprir sua missão pública de anunciar o Reino de Deus, pois foi ungido com o Espírito Santo como o Messias, o Cristo, aquele que as Escrituras prometiam ao povo de Israel: primeiro ele vai manifestar-se a Israel e após a ressurreição a toda a humanidade.

A todos, especialmente às crianças, é concedido o maior dom da vida que é o Batismo: é com esse primeiro dos sete Sacramentos que se recebe o maior bem da Graça e da Fé, iniciando na vida cristã, se tornando um discípulo de Cristo, um membro da família da Igreja como filhos de Deus e abrindo o caminho para a sua salvação.

Fonte: Festa do Batismo do Senhor – Vatican News

Assista também: POR QUE JESUS FOI BATIZADO POR JOÃO BATISTA? – Prof. Felipe Aquino (youtube.com)

Crédito de Imagem que abre ste artigo: “The Baptism of Christ”, obra de Carl Bloch