A CELEBRAÇÃO CENTRAL DA FÉ CRISTÃ
“Páscoa” tem origem na palavra hebraica “Pessach”, que significa “passagem”. A Páscoa judaica celebra a libertação do povo hebreu da escravidão do Egito, e, após uma longa peregrinação pelo deserto, estabeleceram-se em Canaã, a terra prometida. Moisés orientou que cada família deveria imolar um cordeiro, o sangue passado nos umbrais das portas das casas, e a carne, assada no fogo, deveria ser comida naquele dia santo. (cf. Ex 12).
A Páscoa cristã tem suas raízes no judaísmo: foi durante a celebração da Páscoa, quando os judeus iam à Jerusalém para realizar a memória da libertação, que Jesus, sabendo que seria entregue à morte de cruz, celebrou a sua Páscoa com os discípulos, naquela quinta-feira santa (cf. Mt 26, 2; Mc 14, 1; Lc 22, 1 e Jo 13, 1). Conhecemos esse momento como a “Última Ceia”.
Na mesa com os seus discípulos, Jesus dá um novo sentido à antiga Páscoa dos judeus: a Páscoa de Jesus é a passagem da morte para a vida, quando Ele ressuscitará dos mortos no terceiro dia. Ele é o Cordeiro, que será sacrificado, uma única vez, e o seu sangue derramado para resgatar da escravidão do pecado e das amarras da morte todos aqueles que crerem em seu nome: “Isto é o meu corpo que é dado por vós… Este é o cálice da nova aliança no meu sangue que é derramado por vós”. (Lc 22, 19-20). Assim foram as palavras de Jesus, que, vivendo o momento de Sua Paixão Redentora, se entrega na cruz para nos oferecer a Vida Nova.
Jesus pede que a sua Páscoa seja recordada de geração em geração: “Fazei isto em memória de mim” (Lc 22, 19). Depois da Ressurreição de Jesus, “quando amanhecia o primeiro dia da semana” (Mt 28, 1), os primeiros cristãos se reuniram para o memorial da Páscoa de Cristo, a Eucaristia: é a Páscoa cristã dominical, que celebramos ao longo do ano, o acontecimento central da nossa fé cristã.
Em 20 de abril celebremos junto à nossa comunidade a Páscoa de Nosso Senhor Jesus, como um tempo de renovação e de esperança!
Fonte: Salesianos, Inspetoria São João Bosco, Blog | Qual o sentido da Páscoa para os cristãos?

Nota
Créditos da imagem que abre este artigo: “Ressurreição de Cristo”, obra de Karl Heinrich Bloch, extraído do site DE ARTE EM ARTE : PINTURAS RELIGIOSAS – A RESSURREIÇÃO DE CRISTO

0 Comentários
Deixe um comentário