Foi divulgada a mensagem de Papa Francisco, no dia 24 de Janeiro, dia de São Francisco de Sales – patrono dos escritores e jornalistas – para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, 58ª edição, a ser celebrada no dia 12 de maio: o tema é “Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana”.
Na mensagem, Papa Francisco menciona sobre a evolução dos sistemas de inteligência artificial e como essa evolução está modificando “de forma radical também a informação e a comunicação e, através delas, algumas bases da convivência civil”. Em sua reflexão, Papa Francisco se questiona: “como podemos permanecer plenamente humanos e orientar para o bem a mudança cultural em curso?”
“A partir das respostas a estas e outras questões compreenderemos se a inteligência artificial acabará por construir novas castas baseadas no domínio informativo, gerando novas formas de exploração e desigualdade ou se, pelo contrário, trará mais igualdade, promovendo uma informação correta e uma maior consciência da transição de época que estamos a atravessar, favorecendo a escuta das múltiplas carências das pessoas e dos povos, num sistema de informação articulado e pluralista”, pontua o Papa.
Para saber mais e ter acesso à carta na íntegra acesse o link:

0 Comentários
Deixe um comentário