O Advento é o tempo de preparação para celebrar o Natal e começa quatro domingos antes desta festa. Além disso, marca o início do novo Ano Litúrgico católico. Em 2024 começa no dia 1º de dezembro, inaugurando o Ano Litúrgico C, com leituras do Evangelho de São Lucas. Esse tempo, comumente associado à oração, à penitência e à esperança, convida os fiéis a refletirem sobre a vinda do Salvador e a renovarem sua fé. Advento vem do latim “ad-venire”, que quer dizer “vir, chegar”.
O que acontece no Advento
- Primeiras duas semanas: Foco na segunda vinda de Cristo, como Rei e Juiz.
- Últimas duas semanas: Preparação imediata para o Natal, celebrando a primeira vinda de Jesus, em Belém.
Mais do que uma contagem regressiva para o Natal, o Advento é um chamado à vigilância espiritual e à conversão, marcado por gestos de solidariedade e aprofundamento da fé.

A Coroa do Advento é um dos símbolos mais populares deste período. Feita de ramos verdes e em formato circular, representa a eternidade de Deus e a esperança trazida por Cristo.
Na coroa, também são colocadas quatro velas referentes a cada domingo que antecede o Natal. A luz vai aumentando (cada domingo se acende uma vela a mais) à medida em que se aproxima o Natal, festa da luz que é Cristo, quando a luz da salvação brilha para toda humanidade. No início, vemos nossa coroa sem luz e sem brilho. Recorda-nos a experiência de escuridão do pecado. A medida em que se vai aproximando o Natal, vamos ao passo das semanas do Advento, acendendo uma a uma as quatro velas representando assim a chegada, em meio de nós, do Senhor Jesus, luz do mundo, quem dissipa toda escuridão, trazendo aos nossos corações a reconciliação tão esperada.
Quanto às cores das quatro velas há muita diversidade, porém, quase em muitas partes do mundo é usada a cor vermelha.

No Brasil, até pouco tempo atrás, costumava-se usar velas nas cores roxa ou lilás, e uma vela cor de rosa referente ao terceiro domingo do Advento, quando se celebra o Domingo Gaudete (Domingo da Alegria), cuja cor litúrgica é rosa. Porém, atualmente, tem-se propagado o costume de velas coloridas, cada uma de uma cor:
- 1ª vela (roxa): Representa a esperança nas promessas de Cristo.
- 2ª vela (vermelha): Remete à conversão e ao amor de Cristo pelos pobres e necessitados.
- 3ª vela (rosa): Expressa a alegria pela proximidade do Natal, celebrada no Domingo Gaudete.
- 4ª vela (branca): Simboliza a paz e a pureza de Cristo, Luz do mundo.

Além disso, as velas podem ser interpretadas teologicamente, simbolizando diferentes manifestações de Cristo:
- Jesus histórico: Sua Encarnação.
- Cristo nos pobres: Sua presença nos mais necessitados.
- Cristo nos Sacramentos: Fonte de graça e comunhão.
- Parusia: A segunda vinda de Cristo.

A expectativa vigilante é acompanhada sempre pelo convite à alegria. O Advento é tempo de expectativa alegre porque aquilo que se espera certamente acontecerá. Os cânticos próprios deste tempo nos ajudam nessa bela expectativa: Vem Senhor salvar o seu povo!
https://www.cnbb.org.br/a-coroa-do-advento
Nota
Créditos:
Imagem que abre este artigo: extraída do site 4º Domingo do Advento: expectativa para a chegada da Luz ao mundo – Basílica Santuario de Nazaré
Primeira imagem no corpo do artigo: extraída do site 2ª Semana do Advento – Oração pela perseverança na fé
Segunda imagem no corpo do artigo: extraída do site Os símbolos do Advento – Vatican News
Terceira imagem no corpo do artigo: extraída do site Colors of the Advent Candles | St. Margaret Mary Church
Quarta imagem no corpo do artigo: Autor não localizado

0 Comentários
Deixe um comentário