Acontecerá no Brasil, em Belém do Pará, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas 2025 (COP 30): de 10 a 21 de novembro. A COP 30 está diretamente relacionada com a Ecologia Integral, inspirada na carta encíclica Laudato Si’, que promove a justiça socioambiental, a solidariedade e o cuidado com a “Casa Comum”, bem como com a Campanha da Fraternidade de 2025, fortalecendo a presença da Igreja nos debates sobre mudanças climáticas.

Para Jackson Matos, professor da Universidade Federal do Oeste do Pará, a COP 30 “será a oportunidade de refletir sobre a necessidade do respeito à natureza” e “… de colocar em prática atividades que auxiliem os povos da Amazônia, anfitriões do evento.” Para o Brasil, o evento será importante na apresentação de projetos de sustentabilidade e para incentivar o crescimento da economia local, pois irá gerar benefícios econômicos com a criação de empregos através do turismo e o desenvolvimento da bioeconomia na região amazônica.

Espera-se um balanço dos 10 anos do Acordo de Paris, a revisão das metas climáticas nacionais e a definição de novos compromissos para manter o aquecimento global abaixo de 1,5 °C.

A cidade de Belém se prepara para receber os participantes com investimentos para modernização da infraestrutura, como o aeroporto, melhorias no transporte e no saneamento. Estão planejados programas educativos e de capacitação em sustentabilidade para empresas, comunidades e estudantes.

O evento envolverá a sociedade civil, povos originários e comunidades locais na agenda climática, além da criação da “Freezone Cultural”, um espaço com acesso gratuito dedicado à arte, diálogo, gastronomia sustentável e justiça climática.

Saiba mais: COP30 Brasil Amazônia – Português (Brasil)