A Campanha da Fraternidade 2024 tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23, 8): a CF deste ano foi inspirada pela Encíclica Papal “Fratelli Tutti“.

A Campanha da Fraternidade deste ano aborda, através de uma reflexão profunda iluminada pela Palavra de Deus, a atual situação em que vivemos: situações de intolerâncias, violências, medo, levando a rupturas familiares e de amizade. O objetivo é despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, para que, em Jesus Cristo, a paz seja uma realidade entre todas as pessoas e os povos.

O convite para o gesto concreto da Coleta Nacional da Solidariedade acontecerá, neste ano, no dia 24 de março, Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, data que também marca o início da Semana Santa. A Coleta Nacional da Solidariedade gera o Fundo Diocesano e o Fundo Nacional de Solidariedade que, com todos os seus recursos, socorre centenas de projetos sociais por todo o Brasil, especialmente aqueles ligados ao tema da Campanha da Fraternidade: o que é arrecadado tem contribuído para a promoção da dignidade humana, o compromisso com os pobres e a vida plena.

A origem da arrecadação no Domingo de Ramos se deu com o nascimento da Campanha da Fraternidade, na década de 60, a partir de uma iniciativa de três padres que trabalhavam na Cáritas Brasileira: eles tiveram a idéia de criar a Campanha da Fraternidade para a arrecadação de recursos para atendimentos assistenciais: Monsenhor Hilário Pandolfo, diretor nacional; padre Edmundo Leising, diretor regional (SP, MG, PR e MT); e monsenhor Aldred Schneider, diretor da Catholic Relief Services (CRS), órgão de assistência social da Conferência Episcopal dos EUA, apresentaram a proposta ao responsável pelo Secretariado Nacional da Ação Social da CNBB, Dom Eugênio de Araújo Sales. À época administrador apostólico de Natal, o bispo acolheu a proposta e sugeriu que a primeira CF fosse realizada na arquidiocese de Natal.

Então, na Quaresma de 1962, no Rio Grande do Norte, foi realizada a primeira Campanha da Fraternidade com o convite à solidariedade, gesto concreto da prática quaresmal da esmola.

Anos antes, porém, na Semana Santa de 1958, por uma iniciativa de monsenhor Expedito Sobral de Medeiros, também na arquidiocese de Natal, motivou um gesto de solidariedade por jovens da Juventude Agrária Católica, considerado a primeira semente do que mais tarde germinaria como Campanha da Fraternidade.

Em 26 de dezembro de 1963, o secretário-geral da CNBB, Dom Helder Camara, enviou carta circular a todos os bispos comunicando que a CF de 1964 seria em âmbito nacional e teria como tema “Lembre-se você também é Igreja”. A proposta recebeu a adesão de 70 das 184 dioceses instaladas no país até aquele momento. Este ano a CF celebra os seus 60 anos de criação.

Leia mais sobre a história da Campanha da Fraternidade nos links:

CNBB celebra os 60 anos da Campanha da Fraternidade

O QUE A QUARESMA TEM A VER COM A CAMPANHA DA FRATERNIDADE?   (cnbb.org.br)

Clique nas imagens para conhecer todos os cartazes da Campanha da Fraternidade, desde 1964 até 2024.

Nota

Crédito de Imagem que abre este artigo: extraída do site Valentines Day Gifts for Mom – Suburbia Unwrapped