A Cátedra de Pedro ou Cadeira de São Pedro (em latim Cathedra Petri) é uma relíquia católica: alguns historiadores afirmam que foi utilizada pelo próprio São Pedro, está conservada dentro de um compartimento de bronze dourado, projetado e construído por Gian Lorenzo Bernini por encomenda do Papa Alexandre VII, que possui a forma de uma cadeira de espaldar alto e tem sido utilizada pelos papas como trono para o seu exercício de autoridade máxima, na Basílica de São Pedro, Vaticano.

Mas a Festa da Cátedra de São Pedro não é sobre uma relíquia; ela representa a missão que Jesus confiou a Pedro. Esta festa remonta ao século III e nasceu para destacar a “Cátedra” de Pedro, lugar onde o Bispo de Roma reside e governa. A “Cátedra” é símbolo da sua autoridade e doutrina evangélica, que o Bispo, como sucessor dos Apóstolos, é chamado a preservar e transmitir à comunidade cristã.

Com o passar do tempo, Pedro transferiu-se para Antioquia, onde os discípulos de Jesus foram chamados “cristãos” pela primeira vez (Atos 11,26). Pedro foi o primeiro Bispo de Antioquia, por isso esta cidade celebrava uma “festa própria” da Cátedra de Pedro, no dia 22 de fevereiro. A seguir, Pedro foi para Roma, onde concluiu a sua vida terrena com o martírio, Roma foi então considerada sede da “Cátedra” de Pedro, celebrada em 18 de janeiro.

Em 1960, o Papa João XXIII uniu as duas festas em 22 de fevereiro. Logo, esta festa representa a autoridade pastoral que Cristo conferiu ao apóstolo Pedro, segundo a passagem evangélica:

E eu declaro: Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra, será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra, será desligado nos céus” (Mt 16,18-19).

Sobre o artista Gian Lorenzo Bernini (1598-1680)

Bernini foi um escultor e arquiteto italiano, nasceu em Nápoles em 07 de dezembro de 1598, filho de Pietro Bernini, também escultor, e é considerado um dos maiores artistas do período Barroco na História da Arte. Fez muitas obras importantes que estão espalhadas pelo Vaticano e em Roma.

Sua primeira encomenda feita por um Papa foi para Papa Paulo V; e o Cardeal Barberini (depois Papa Urbano VIII) foi um dos grandes entusiastas da obra do artista: Papa Urbano VIII encomendou “São Sebastião”, em 1617, e a pedido deste mesmo papa, Bernini remodelou a igreja de Santa Bibiana, em Roma (de 1624 a 1626). Uma das obras sacras mais impressionantes de Bernini é “O Êxtase de Santa Teresa”, na Capela Cornaro, da Igreja de Santa Maria della Vittoria, em Roma.

Poderíamos citar muitas obras, pois, além de ter produzido muitos retratos esculpidos ao longo da vida, a produção de Bernini é bastante extensa. Bernini faleceu em Roma no dia 28 de novembro de 1680, com 81 anos.

Para saber mais sobre a história da Cátedra de São Pedro e os artistas que trabalharam na Basílica de São Pedro, assista ao vídeo: A história da Cátedra de Pedro | Um pouco de história (youtube.com)

Fontes:
Cátedra de São Pedro – Vatican News

A Cátedra de Pedro e a sabedoria de Bernini – Missionárias da Divina Revelação (divinarevelacao.org)

Nota

Crédito da Imagem que abre este artigo: autor não localizado.

Descrições nas legendas das imagens no corpo do artigo.