As Relíquias estarão expostas em nossa Paróquia, à Av. Nazaré nº 993, Ipiranga, em:
2/02 a partir das 17h30, e no dia 3/02 das 7h às 15h.
Biografia
Vicente de Paulo foi, realmente, uma figura extraordinária para a humanidade. Pertencia a uma família pobre, de cristãos dignos e fervorosos. Nasceu em Pouy, França, no dia 24 de abril de 1581.
Na infância foi um simples guardador de porcos, o que não o impediu de ter uma brilhante ascensão na alta Corte da sociedade de sua época. Aos dezenove anos, foi ordenado padre e, antes de ser capelão da rainha Margarida de Valois, ficou preso durante dois anos nas mãos dos muçulmanos. O mais curioso é que acabou sendo libertado pelo seu próprio “dono”, que, ao longo desse período, Vicente conseguiu converter ao cristianismo.
Todos o admiravam e respeitavam: do cardeal Richelieu à rainha Ana da Áustria, além do próprio rei Luís XIII, que fez questão absoluta de que Vicente de Paulo estivesse presente no seu leito de morte.
Mas quem mais era merecedor da piedade e atenção de Vicente de Paulo eram mesmo os pobres, os menos favorecidos, que sofriam as agruras da miséria. Quando Mazarino, em represália às barricadas erguidas pela França, quis fazer o país entregar-se pela fome, Vicente de Paulo organizou, em São Lázaro, uma mesa popular para servir, diariamente, refeições a duas mil pessoas famintas.
Apesar de ter sempre pouco tempo para os livros, lia muito quando era para tratar e dar alívio espiritual. Quando convenceu o regente francês de que o povo sofria por falta de solidariedade e de pessoas caridosas para estenderem-lhe as mãos, o rei, imediatamente, nomeou-o para ser o ministro da Caridade. Com isso, organizou um trabalho de assistência aos pobres em escala nacional. Fundou e organizou quatro instituições voltadas para a caridade: a “Confraria das Damas da Caridade”, os “Servos dos Pobres”, a “Congregação dos Padres da Missão”, conhecidos como padres lazaristas, em 1625, e, principalmente, as “Filhas da Caridade“, em 1633.
Este homem prático, firme, dotado de senso de humor, esperto como um camponês, e sobretudo realista, que dizia aos sacerdotes de São Lazaro: “Amemos Deus, irmãos meus, mas o amemos às nossas custas, com a fadiga dos nossos braços, com o suor do nosso rosto”. Morreu em Paris no dia 27 de setembro de 1660.
Canonizado em 1737, São Vicente de Paulo é festejado no dia de sua morte, pelos seus filhos e suas filhas espalhados nos quatro cantos do mundo. E por toda a sociedade leiga cristã engajada em cuidar para que seu carisma permaneça, pela ação de suas fundações, que florescem, ainda nos nossos dias, sempre a serviço dos mais necessitados, doentes e marginalizados.
Fonte: http://diocesedecolatina.org.br/

Crédito de Imagem: São Vicente de Paulo, padroeiro das Associações de Caridade
Filhas da Caridade no Brasil
“As primeiras Filhas da Caridade chegaram ao Brasil em 1849, após uma travessia de 70 dias pelo Oceano Atlântico. Eram 12 Irmãs francesas, missionárias, que deixaram o Porto Le Havre, na França, impregnadas de zelo apostólico e estimuladas pelas palavras de ordem: “Parti, minhas filhas, parti! Levai numa das mãos o archote da fé e na outra a chama da caridade”, proferiu a elas Padre Etienne, o então Superior Geral. Quando fixaram-se em território brasileiro, começaram a atuar na área caritativa e educacional, seguindo o espírito vicentino, e provocaram rapidamente a multiplicidade de obras e serviços, além de estimularem novas vocações. Em virtude da grande distância da Casa Mãe, na França, e da necessidade de uma intercomunicação mais próxima com as bases de atuação, em 1860 os Superiores Maiores decidiram erguer a primeira Província das Filhas da Caridade no Brasil, com sede no Rio de Janeiro, e com o nome civil Associação São Vicente de Paulo. Inicialmente, a atuação da Província estendia-se por todo o país, e aos poucos foi se subdividindo para melhor atender às finalidades do carisma e da missão das Irmãs. Atualmente, as Filhas da Caridade contam com seis Províncias no Brasil, com sedes no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, Curitiba, Amazonas, Fortaleza e Recife. As seis Províncias realizam ações nas 27 unidades federativas do país.”
A Congregacao das Irmãs Filhas da Caridade na cidade de São Paulo, no Ipiranga e Vila Moinho Velho, trabalham no Colégio Vicentino de Cegos Padre Chico, na Rua Moreira de Godoi, 456, Ipiranga, 04266-060. Telefone: (11) 2271-1717 e no Colégio Vicentino Virgem Poderosa, na Rua Frederico Ozanan, 158, Vila Moinho Velho, 04286-010. Telefone: (11) 2219-6320.
“O Colégio Vicentino de Cegos Padre Chico é uma escola filantrópica, confessional, inclusiva e com recursos próprios, que vai desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II. Atende crianças e adolescentes cegos, com baixa visão, sem deficiências ou ainda com outros comprometimentos de aprendizagem, sendo 100% gratuita. Desde sua fundação, é dirigido por Irmãs da Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.“
Créditos de trechos de Textos, Imagens e Vídeos das Fontes: São Paulo – Companhia das Filhas da Caridade de SVP / Sobre a Instituição – Colégio Vicentino de Cegos Padre Chico / Colégio Vicentino Virgem Poderosa | Escola Particular no Ipiranga



Paróquia Imaculada Conceição recebe a visita das relíquias de São Vicente de Paulo
As três relíquias de São Vicente, uma de primeiro grau (osso de sua costela) e outras duas consideradas de segundo grau (uma carta por São Vicente para Santa Luísa de Marillac e um pedaço de sua túnica), poderão ser veneradas na Paróquia Imaculada Conceição do Ipiranga no dia 2 de fevereiro a partir das 17h30 e no dia 3 de fevereiro das 7h até as 15h:
Peregrinação das relíquias pelo Brasil
A peregrinação das relíquias faz parte das comemorações dos 400 anos da Congregação da Missão (CM) de São Vicente de Paulo, que teve início no dia 12 de abril de 2024. O intuito da iniciativa é que as relíquias passem por todas as dioceses do Brasil, até março de 2028.
A réplica do corpo de São Vicente em cera, que acompanha as relíquias, veio de Roma na Itália. Ela tem o propósito de divulgar a espiritualidade Vicentina e levar os fiéis a despertar o desejo de conhecer a vida de São Vicente de Paulo, o padroeiro das Associações de Caridade.
Saiba mais acessando o link: Papa nos 400 anos da Congregação da Missão: com os pobres pra renovar a Igreja – Vatican News


1 Comentário
Deixe um comentário