Podemos começar com o conselho de Santa Teresa D’Ávila, quando diz “Nada te perturbe; nada te apavore; tudo passa; apenas Deus não muda; quem tem Deus no coração nada lhe falta”. E não devemos nos esquecer do que o Senhor nos diz em Mateus: “Vinde a mim vós todos que estais atribulados e eu vos aliviarei” (Mt 11,28).

Talvez estas duas passagens sejam aquelas que todos devemos levar como reflexão nestes dias que nos separam da virada para um novo ano. Pensar sobre como queremos encontrar a felicidade verdadeira, deixando de lado tudo aquilo que nos distancia do amor do Pai impresso em cada palavra e gesto de Seu Filho.

Convidamos todos os fiéis para que o Ano Novo seja de momentos especiais de oração e comunhão em que as famílias se preparam para a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, e também o Dia Mundial da Paz, ambos celebrados no dia 1º de janeiro. Em Maria, devemos fixar o olhar, para retomar sob sua materna proteção, a jornada ao longo dos caminhos do tempo. Para a paz, o Papa definiu o tema de reflexão: “Inteligências Artificiais e Paz”.

Dia 31/12 8h30 e 10h30 – Missas20h – Missa de Ano Novo Solenidade da Santa Mãe de Deus MariaDia 01/01 – Missa às 18h

Segundo o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, o Papa Francisco pede “um diálogo aberto sobre o significado dessas novas tecnologias, dotadas de potencial disruptivo e de efeitos ambivalentes”. O Pontífice ainda lembra a necessidade de se estar vigilante e de se trabalhar para garantir que “uma lógica de violência e de discriminação” não estejam vinculadas ao se produzir e se usar esses dispositivos, em detrimento dos mais frágeis e excluídos:

“Injustiça e desigualdades alimentam conflitos e antagonismos. A urgência de orientar a concepção e o uso das inteligências artificiais de forma responsável, para que estejam a serviço da humanidade e da proteção da nossa casa comum, exige que a reflexão ética seja estendida no âmbito da educação e do direito.”

Para ser Feliz no novo ano que vem chegando será preciso viver com os pés na terra e o coração no céu, pois somos filhos de Deus, herdeiros do céu, participantes do banquete da vida.

Feliz Ano Novo, com muita esperança!

Quer conhecer as tradições de Ano Novo ao redor do mundo? Assista AQUI.

Referências:

https://www.nossasagradafamilia.com.br/blog-da-familia/ano-novo-esperanca-renovada-pela-natividade-de-jesus

https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2023-08/tema-dia-mundial-da-paz-2024-inteligencia-artificial.html

Nota:

Crédito de Imagem que abre este artigo: Olga Ernst