O Secretário-executivo de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Padre Jean Poul Hansen anunciou em entrevista na Rádio Aliança, da Arquidiocese de Brasília, que a abertura da Campanha da Fraternidade 2024 está prevista para o dia 14 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas. 

A Campanha desse ano coincide com o tempo da Quaresma, com o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8):

De acordo com o Padre Jean Poul, o tema da campanha deste ano foi escolhido dois anos antes, ou seja, no inicio de 2022. ‘A campanha da fraternidade há 60 anos é um projeto nacional de conversão pessoal, comunitária e social que a igreja do Brasil propõe às pessoas de boa vontade no tempo na quaresma. Aonde nenhum outro projeto da CNBB chega, a Campanha alcança’, afirma.

Segundo Padre Jean, o documento Fratelli Tutti, publicada pelo Papa Francisco em outubro de 2020, é “o pano de fundo de toda a reflexão da Campanha da Fraternidade de 2024”, com a abordagem temática da amizade social: “O objetivo geral da Campanha é “despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos”. (Trecho extraído do artigo de Matias Soares publicado em 11 de Janeiro de 2024)

Este é um período importante para meditar sobre a indispensável relação entre fraternidade e amizade social, tomando atitudes concretas. É um convite a ultrapassar as barreiras da distância e do espaço através de um amor que nos demanda à comunhão e à solidariedade.

A Campanha da Fraternidade tem hoje os seguintes objetivos permanentes:
1 – Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum;
2 – Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;
3 – Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja)
” Trecho extraído do site “Campanha da Fraternidade” CNBB: Campanha da Fraternidade (cnbb.org.br)

A coleta da Campanha da Fraternidade será realizada em 24 de Março, Domingo de Ramos: é um dos gestos concretos de conversão quaresmal que tem feito um grande bem no cuidado e ajuda aos pobres.

Leia e ouça a entrevista de Padre Jean Poul Hansen:

Secretário-executivo de Campanhas da CNBB fala sobre a escolha do tema da CF 2024: “Fraternidade e Amizade Social” – CNBB