A vida monástica deixou marcas na evolução da civilização e moldou a humanidade em diversas áreas do conhecimento: na agricultura, ciência, cultura, educação, música, artes, no campo teológico e filosófico.
“Conforme entendiam os monges na Idade Média, interpretando o espírito da Regra, o lema de São Bento pode ser resumido pelo “ora et labora” – ora e trabalha. Acrescenta-se a esse lema “et legere”, ou seja, “e leia”, uma vez que, para São Bento, a leitura tem um espaço privilegiado na vida do monge, em especial a leitura das Sagradas Escrituras. Em vista disso, o ritmo da vida no mosteiro favorece o justo equilíbrio, temperando os momentos de trabalho (corpo), com a leitura (alma) e a oração (espírito).”
Como parte da Regra os monges deveriam encontrar no Mosteiro o seu sustento.
Entre os trabalhos podemos citar o da culinária: muitas cozinhas monásticas criaram receitas e bebidas. Algumas delas estão disponíveis para aquisição na Padaria do Mosteiro de São Bento de São Paulo; e outras foram selecionadas e reunidas em um livro, “Cozinhe com os Monges“, de Dom João Baptista Barbosa Neto e Sandra Marina Witkowski (oblata beneditina), Editora Planeta.
No livro você irá encontrar receitas da deliciosa confeitaria e padaria, como o Bolo Pão de Mel e o famoso Pão de São Bento (de mandioquinha).
Para passar uma tarde muito especial com amigos e familiares há a filial da Padaria do Mosteiro neste endereço: R. Barão de Capanema, 416 – Cerqueira César, São Paulo. Telefone: (11) 3063-0522. A primeira padaria se encontra no Mosteiro de São Bento, no Centro.
Nota
Crédito de imagem que abre este artigo: Autor não localizado

0 Comentários
Deixe um comentário