São Pedro e São Paulo, unidos pela mesma fé e testemunho de Cristo, e pelo martírio, são os “Pilares da Igreja”: Pedro como a Igreja organizada em instituição e Paulo como a dimensão da Igreja Missionária.

A Igreja celebra a Memória dos dois Santos em 29 de Junho, sendo que a Solenidade a São Pedro e São Paulo será no domingo dia 30 de Junho.

A Irmã Maria Inês Carniato, Mestra em Teologia Sistemática e membro da equipe do Serviço de Animação Bíblica (SAB Paulinas) explica que desde os primeiros séculos a Igreja fez memória dos mártires: “No caso dos dois apóstolos, dizem antiquíssimas fontes que eles foram martirizados em Roma, durante a perseguição do imperador Nero, no dia 29 de Junho do ano 67 d.C.”.

O apóstolo Pedro acompanhou Jesus, testemunhou a condenação, morte e ressurreição do Senhor e liderou o anúncio do evangelho ao povo judeu. Paulo foi um mestre judeu, que perseguia os cristãos, depois tendo se convertido.

Pedro espalhou o cristianismo entre os judeus de toda a Palestina e Paulo aos pagãos por todas as regiões do Império Romano.

A associação de Pedro e Paulo representa a unidade da Igreja.

O Papa Bento XVI na homilia da Solenidade de Pedro e Paulo em 2012 disse que: “A tradição cristã sempre considerou São Pedro e São Paulo inseparáveis: na verdade, juntos, representam todo o Evangelho de Cristo”.

Fonte: Por que São Pedro e São Paulo são celebrados no mesmo dia?  | Notícias | Universo Paulinas

Clique nas imagens abaixo para apreciar as representações de São Pedro e de São Paulo na Arte Sacra:

Assista ao Vídeo:

Nota

Crédito de imagem que abre este artigo: Autor não localizado