O principal objetivo dessas datas comemorativas é propor a reflexão e o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas na sociedade: estes constituem 3,2% da população, ou seja, aproximadamente 5,8 milhões de brasileiros.
Na comunicação por Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) é utilizada a ‘datilologia’ – um sistema de representação simbólica das letras do alfabeto, soletradas com as mãos. Através dela, é possível promover mais acessibilidade na comunicação para pessoas surdas e deficientes auditivas, o que foi conquistado através de muito esforço e ainda faz parte de uma batalha diária na vida de muitos brasileiros.
Em 2005, o Ministério da Educação aprovou um decreto que obriga as Instituições de Ensino Superior do Brasil a incluírem o ensino da Libras, como disciplina obrigatória para os cursos de Fonoaudiologia, Normal Superior, Pedagogia e todos os cursos de licenciatura e formação de professores
Cada vez mais tem se tornado comum o aprendizado da Libras. Assista os vídeos disponíveis no canal do YouTube com ensinamentos básicos e aprenda Libras. Os vídeos foram produzidos por estudantes do Câmpus Palhoça Bilíngue do Instituto Federal Santa Catarina.
Nota
Crédito de imagem: Autor não localizado

0 Comentários
Deixe um comentário