O Sacerdote Zacarias e sua esposa Isabel, prima da Virgem Maria, viviam em Aim Karim, cidade a 6 quilômetros do centro de Jerusalém. Ambos já eram idosos e não conseguiram gerar um filho, o que entristecia muito ao casal, especialmente à Isabel, pois era considerada estéril.
Era costume realizar um sorteio entre os sacerdotes para saber qual deles deveria entrar no santuário do templo para oferecer incenso ao altar: um dia, sendo Zacarias o sorteado,apareceu-lhe o anjo Gabriel e anunciou-lhe que sua esposa teria um filho e que este deveria chamar João. Zacarias não acreditou nas palavras do anjo e, como repreensão, ele ficou mudo. Pouco tempo depois, Isabel engravidou. Quando seu filho nasceu, Isabel anunciou seu nome como João, os presentes acharam estranho pois não havia nenhum parente com esse nome, Zacarias então pediu uma tabuinha e escreveu: “João é o seu nome”, e, para surpresa de todos, ele retornou a falar.
A criança foi consagrada a Deus desde o ventre materno, e sua missão foi a pregação da conversão e arrependimento dos pecados através do batismo: ele batizava as pessoas com água e por isso é chamado de João Batista. Vivia no deserto, rezando e cheia de sacrifícios.
Algumas pessoas achavam que ele era o Messias, ao que ele respondia: “Eu não sou o Cristo, eu não sou digno de desatar nem a correia de suas sandálias”. (Jo. 1-27). Em outra passagem: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” (Jo.1-29)
E chegou o momento em que, Jesus, o verdadeiro Salvador, foi ao encontro de João Batista para ser batizado, este disse: “Eu é que devo ser batizado por ti, e tu vens a mim?” (Mt3-14).
Jesus confirmou e São João Batista batizou Jesus.
Assim Jesus começou sua vida pública.
Dia 24 de Junho celebramos o nascimento de São João Batista com festa e alegria!
Para saber mais: Papa: com João Batista, levar Deus aos homens e os homens a Deus – Vatican News



Nota
Crédito de imagem que abre este artigo: “The Infant Saint John with the Lamb” obra de Bartolomé Esteban Murillo (1617 – 1682), 1660-1665, Óleo sobre Tela © National Gallery, London

1 Comentário
São João, rogai por nós. Ajude-nos nos momentos que devemos nos arrepender de nossos pecados. Que consigamos nos preparar para nosso encontro com Jesus.
Deixe um comentário