Folclore são manifestações da cultura popular típicas de determinada região. Ela está inserida em diversos lugares, como no teatro, danças, histórias e representam, acima de tudo, a identidade social de um povo. Podemos considerar o folclore como uma cultura popular e citar, como exemplos, as lendas, ditos populares, festas, músicas, tudo o que se torna manifestação da cultura de um povo.

Dizem que Deus escreve certo por linhas tortas, mas, é bom lembrar que Deus ajuda a quem cedo madruga: e se você olhar para o céu e querer muito, tenha em mente que mais vale um pássaro na mão do que dois voando.

Quem casa quer casa, e nos dias de hoje, mais que nunca, uma andorinha sozinha não faz verão: se o casal não trabalhar duro a casa do ferreiro vai ter espeto de pau…

Não há mal que sempre dure, nem bem que nunca se acabe, pois quem semeia vento, colhe tempestade, e depois descobre, que, a mentira tem perna curta.

A voz do povo é a voz de Deus, mas como as aparências enganam, cuidado: onde há fumaça há fogo e o seguro morreu de velho.

É dando que se recebe: seja generoso com o semelhente, pois saco vazio não para em pé…

Para bom entendedor, meia palavra basta, mas, como nem todo mundo consegue se expressar com meia palavra, então, quem conta um conto aumenta um ponto.

Gostou?… Então acesse o link para mais ditos populares: 71 provérbios e ditados populares brasileiros mais conhecidos – Toda Matéria (todamateria.com.br)

Assista ao vídeo para saber mais sobre o Folclore Brasileiro: O QUE É O FOLCLORE BRASILEIRO? 🇧🇷🌿- Dia do Folclore Brasileiro| 22 de Agosto – Vídeo para os Alunos (youtube.com)

Crédito da imagem que abre o artigo: “Morro da Favela”, 1924. Obra de Tarsila do Amaral.