Em Aljustrel, em 1917, atual Fátima em Leiria, Portugal, habitavam cerca de 25 famílias: o país havia entrado na I Guerra Mundial, época de caos e instabilidade. Nessa aldeia moravam Lúcia (10) e seus primos Jacinta (8) e Francisco (9). As crianças não frequentavam a escola e ajudavam os pais pastoreando ovelhas. Somente a mãe de Lúcia tinha aprendido algumas letras e ensinou às crianças a catequese e várias histórias de aparições de Nossa Senhora, juntamente com a Bíblia e o livro “Missão Abreviada”.

Essas crianças testemunharam aparições de Anjos e da Virgem Maria. Em algumas, uma série de fenômenos atmosféricos foram observados por milhares de pessoas. O fenómeno das aparições está envolvido em grandes controvérsias e somente em outubro de 1930 a Igreja Católica Romana reconheceu, aprovou e promoveu amplamente as Aparições de Fátima como sendo dignas de Fé. Sete papas sucessivos ratificaram as Aparições e a Mensagem de Fátima, e vários Papas ali estiveram em peregrinação.

Ser peregrino em Fátima é uma experiência de fé única: como em muitos locais santos, o peregrino participa da missa, acende sua vela em meio a centenas delas, faz seus pedidos e agradecimentos; testemunha a visão de pessoas andando de joelhos pagando suas promessas.

O local aberto onde se encontra a Cruz impressiona e a imaginação voa para o passado, quando aquilo tudo estava tomado por uma grande multidão! 

Sob um lindo pôr do sol se ouve os sinos badalando às 18 horas. Toca a Ave-Maria. Sente-se paz e ao mesmo tempo um pouco de tristeza, pensando em tudo o que está acontecendo no mundo. E a mensagem de Nossa Senhora de Fátima naquela época tão conturbada, pediu a todos através dos 3 pastorinhos: “Rezem o terço, todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra.” Pedido que, com todos os males de guerras que estamos vivenciando hoje, devemos atender: rezem, rezem o Terço. Peçam pela Paz!

Nossa Senhora do Rosário de Fátima, rogai por nós!

Recomendamos a leitura do livro “Memórias de Irmã Lúcia” (arquivo em PDF gratuito) escrito com a permissão de Nossa Senhora pela própria Irmã Lúcia, com as quatro primeiras Memórias, e contém toda a Mensagem de Fátima. Leia, ouça e assista vídeos diretamente no Portal do Santuário de Fátima. Também, entre vasto material existente, leia o livreto “A verdadeira história de Fátima” (PDF gratuito).

Lúcia (no meio, aos dez anos de idade) e seus dois primos: Francisco (nove anos) e Jacinta Marto (sete anos) segurando seus rosários (fotografia tirada na altura das aparições).
Foto tirada na Cova da Iria e publicada num jornal português em 29 de Outubro de 1917.

Nota

Créditos de imagem que abre este artigo: extraído do site A mensagem de Nossa Senhora de Fátima – A simplicidade do amor da Virgem Maria | WeMystic Brasil