“Os que servem ao altar, leitores, comentaristas e componentes do grupo coral exercem também um verdadeiro ministério litúrgico.” (SC, 29)

eucaristia

Pastoral da Liturgia é o serviço para animar a vida litúrgica, levando em conta o contexto social, histórico, cultural e eclesial das comunidades, tendo em vista a participação ativa, consciente e plena de todos na celebração, para dela colherem frutos espirituais.

A pastoral litúrgica, com a participação da comunidade ou de seus representantes, ocupa-se com a preparação, realização e avaliação das celebrações. Comporta uma adequada organização da vida litúrgica em todos os níveis eclesiais e uma permanente formação litúrgica do povo, dos ministros e das equipes de liturgia.

ano_liturgico
As liturgias, bem celebradas inserem as pessoas, através da ação simbólico-ritual, na vivência do Mistério Pascal de Cristo. A Pastoral da Liturgia organiza-se tendo como referência os momentos fortes do Ano Litúrgico, festas dos padroeiros, acontecimentos importantes da história da comunidade, celebração dos sacramentos, privilegiando o domingo como dia da Ressurreição, da Palavra, da Eucaristia e da comunidade.

A pastoral litúrgica funciona com o auxílio de uma organização própria, provida de um plano de trabalho e um cronograma de atividades.

A Pastoral Litúrgica cuida de:

  • Músicos e Cantores
  • Leitoras(es)
  • Ministros(as) Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESCs)

Músicos e Cantores

A música tem o poder de tocar e abrir o coração dos fiéis para a Palavra de Deus, fato que revela a importância das equipes de música nas paróquias e comunidades.

O papel da pastoral litúrgica é instruir os grupos de música da paróquia com formações sobre como prepararem as canções da Celebração Eucarística e de outros eventos eclesiais. É fundamental que os músicos e cantores conheçam a liturgia e as canções adequadas para cada momento litúrgico para ajudar nessa missão.

A Música, na paróquia, é essencial para alegria dos paroquianos e também para muitas pessoas é motivação, pois quantas vezes ouvimos os fiéis testemunharem que é através da canção que eles se abrem e se soltam para o novo de Deus e para a vida na comunidade paroquial. A música tem essa capacidade e a graça de facilitar a experiência de Deus, ou seja, transformar o povo coletivo em uma comunidade.

Leitores

A equipe de leitores não é “tarefeira”, mas de reflexão, estudo e ação. A marca registrada da equipe é o serviço dedicado, abnegado, inteligente e gratuito. Uma ação concreta em favor do bem comum, numa verdadeira mística de serviço.

O Leitor deve ser uma pessoa preparada, que tenha fé, cooperação e amor à Igreja. Participante da Mesa da Palavra e da Mesa da Eucaristia; deve ser o primeiro ouvinte da Palavra proclamada. É preciso investir na própria formação para ler bem. É falta de respeito para com a assembleia, destinar alguém que não sabe ler para fazer as leituras!

Ministros(as) Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESCs)

O ministro extraordinário da sagrada comunhão é, na Igreja Católica, um leigo a quem é dada permissão, de forma temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou noutras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero ou diácono) que o possa fazer.

Chamam-se extraordinários porque só devem exercer o seu ministério em caso de necessidade, e porque os ministros ordinários (isto é, habituais) da comunhão são apenas os fiéis que receberam o sacramento da ordem. Na verdade, é a estes que compete, por direito, distribuir a comunhão. Por esse motivo, o nome desta função é ministro extraordinário da comunhão, e não da Eucaristia, visto que apenas os sacerdotes são ministros da Eucaristia, e a função dos ministros extraordinários da comunhão exerce-se apenas na sua distribuição.

Maiores informações na Secretaria Paroquial.