A Pastoral dos Coroinhas tem o objetivo de despertar as crianças e os adolescentes para o verdadeiro amor e respeito a Sagrada Eucaristia, levando-os a uma verdadeira espiritualidade, formando os futuros lideres de nossas comunidades e pastorais, para que a Paróquia cresça cada vez mais.

O que vem a ser coroinha?

Trata-se do menino ou da menina que exerce o papel de acólito nas funções litúrgicas na Igreja Católica. O Acólito é incumbido de servir ao altar e auxiliar o sacerdote e o diácono. O coroinha ajuda na missa, ele não é apenas um enfeite. Ele tem uma função importante que é a de desempenhar um ministério, um serviço litúrgico.

O que é preciso para ser coroinha?

1. Ter concluído ou estar cursando a catequese.
2. Ser disponível para Deus, assumindo seu compromisso e disponibilidade nas Missas e eventos da Igreja.
3. Esforçar-se para ser bom, procurando viver o que Jesus viveu.

O que se exige de um coroinha?

coroinhasAo chegar a igreja, o coroinha deve dirigir-se à capela ou ao Altar. Aí deve fazer uma genuflexão e permanecer em oração por alguns instantes, numa conversa com Jesus Cristo. Só então ele deverá dirigir-se à sacristia, para iniciar as atividades da celebração. Antes de iniciar a Santa Missa pede-se que os coroinhas lavem as mãos antes de tocar nos objetos sagrados.
Do coroinha exige-se postura, respeito para com os ministérios, respeito para com o sacerdote e atenção para com os fiéis da assembléia, respeito para com os objetos e com o presbitério, pois é um lugar sagrado.

Juntos, os coroinhas formam um grupo muito importante para a paróquia e são orientados em encontros, para promover a união, compreensão, confiança e estima, coisas de que tanto precisam, além de estarem sempre presentes nos eventos de nossa Igreja. Nesses encontros aprende-se sobre os mistérios da fé e aprende-se o trabalho de serviço ao Altar, tanto na teoria como na prática.

Ser coroinha exige responsabilidade, coisa que assumimos todos juntos, e cada um em particular, com amor e alegria. Não se estabelece uma idade mínima ou máxima para ser um coroinha, basta que a criança saiba discernir alguns aspectos de nossa religião com respeito e educação. O serviço de coroinha em si é trilhado através de uma preparação tanto religiosa como explicativa.

Se você criança ou adolescente sentir esta vontade de participar da Missa de uma forma totalmente diferente, conhecendo sobre sua fé e criando novas amizades, entre em contato com a Secretaria Paroquial.