Comemoração: 13 de maio
WhatsApp Image 2016-10-11 at 14.45.21 (5)Nossa Senhora de Fátima (ou formalmente Nossa Senhora do Rosário de Fátima) é uma das evocações marianas atribuídas à Virgem Santíssima e que surgiu com base no relato de três humildes pastorinhos de famílias pobres simples e profundamente católicas: Lúcia de Jesus (10 anos) e seus primos Francisco Marto (9 anos) e Jacinta Marto (7 anos).
De acordo com o testemunho dessas três crianças que brincavam enquanto as ovelhas pastavam, por volta do meio dia, teriam avistado uma luz brilhante; julgando ser um relâmpago resolveram ir embora, mas de repente outro clarão teria iluminado o espaço. Foi quando teriam visto, em cima de uma pequena azinheira, uma Senhora, mais brilhante que o sol, segurando um terço nas mãos.
Essa primeira aparição da Virgem Maria ocorreu no dia 13 de maio de 1917 no lugar da Cova da Iria, na Freguesia de Fátima, em Portugal.
Segundo testemunhos recolhidos na época, a bela Senhora disse às crianças, que era necessário que elas rezassem o terço inteiro todos os dias e que aprendessem a ler e convidou-as para que voltassem ao mesmo lugar nos próximos cinco meses, sempre no dia 13 e na mesma hora, desaparecendo em seguida.
Esse fenômeno repetiu-se durante seis meses seguidos, sempre no dia 13 (excetuando-se o mês de agosto, em que ocorreu no dia 19) até 13 de outubro.
Neste encontro de 13 de outubro a Senhora apareceu para milhares de pessoas na Cova da Iria e teria dito aos pastorinhos: ¨Eu sou a Senhora do Rosário”, e teria pedido que fizessem ali uma capela em Sua honra, hoje conhecida como a Capelinha das Aparições do Santuário de Fátima.
Muitos dos presentes afirmaram ter observado o chamado milagre do Sol, prometido às três crianças nas aparições de julho e setembro.
Segundo testemunhos da época, o sol assemelhando-se a um disco de prata, girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo depois precipitar-se sobre a terra.
Em suas mensagens Nossa Senhora pedia sempre ao povo a Oração, a Penitência, o Jejum e a Conversão.
Poucos anos depois das aparições os irmãos Francisco e Jacinta morreram. Lúcia a mais velha tornou-se religiosa e faleceu em 13 de fevereiro de 2005, aos 97 anos no Carmelo de Santa Tereza, em Coimbra. Em fevereiro de 2006 seu corpo foi transladado de Coimbra para o Santuário de Fátima onde foi sepultado junto de seus primos Francisco e Jacinta Marto.
O Papa Francisco, no ano de 2017, em visita à Fátima pela comemoração do centenário das aparições de Nossa Senhora, canonizou os pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, no dia 13 de maio.
As mensagens de Nossa Senhora aos pastorinhos continuam vivas, até hoje, e a cada ano milhares de pessoas vão à Fátima fazendo desse Santuário Mariano, um dos mais visitados no mundo.

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós.

 
Fonte: https://pt.wikipedia.org
Santo do dia: Arquidiocese de São Paulo