logo-dark

Welcome to our blog.


Testemunho

Sou irmã Anabela Antônio da Silva, moçambicana, duma família humilde e
simples. Eu descobri a minha vocação
aos 7 anos. Sempre falava para meus pais
que quando eu crescesse queria ser uma
freira. Um belo dia, num domingo, apareceram irmãs de uma congregação na minha comunidade e eu me aproximei e conversei e fiz muitas perguntas a elas.

Uma das perguntas que lembro foi: vocês
podem me levar hoje para vossa casa, que
eu quero ser irmã? Daí fui crescendo com
aquele sonho de ser religiosa. Com o passar do tempo, conheci as Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, a congregação à qual hoje pertenço. O que mais me cativou nesta Congregação foi o carisma e a espiritualidade das Irmãs: seguir Jesus Cristo casto, pobre e obediente em vista da
promoção humana e espiritual de todos, sobretudo dos mais desfavorecidos.

Aquele amor, o olhar, o tocar, o estar, o ser e compreender o outro nas suas dores e dificuldades, ser um sinal, ser uma presença. Isso sim é ser uma Vitoriana. Aos 12 anos comecei a participar nos encontros vocacionais na minha paróquia com outras meninas, ao mesmo tempo em que era acompanhada pelas irmãs Vitorianas.

Em 1998, decidi entrar no convento das irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, assim iniciando a primeira etapa de formação. O período de formação foi de 4 anos. Em 2001 fiz os primeiros votos de castidade, pobreza e obediência. Em 2015 recebi a obediência das minhas superioras para a missão do Brasil onde me encontro agora. Jesus chamou os doze discípulos e os enviou às missões para levar a Boa Nova ao povo (Mt 10).

Quem parte para as missões ganha novos hábitos, nova cultura, nova família, novas amizades.
Estou muito feliz e realizada na vida consagrada no meio deste povo brasileiro maravilhoso.
Jovem, não tenha medo de fazer esta experiência linda! Abra o seu coração e os seus ouvidos para escutar aquela voz verdadeira que vem do alto, ignorando tantas vozes falsas e ruidosas. Tenha coragem de deixar os bens, a família etc.

“A vocação religiosa é a maior graça que Deus dá a uma criatura, por isso, a maior ingratidão e a maior infelicidade é recusá-la.” (Irmã Wilson).

Ir. Anabela

Toda primeira sexta-feira do mês você é convidado a participar da nossa Hora Santa! Gravamos um vídeo especial que é postado no Facebook, para que você possa nos acompanhar nessa Devoção. Deixe sua intenção que, no decorrer do dia, membros do Apostolado da Oração estarão em prece. Juntos, de Coração para Coração.

Oferecimento diário e intenção de oração para o mês de setembro:

Deus nosso Pai, eu te ofereço todo o dia de hoje: minhas orações e obras, meus pensamentos e palavras, minhas alegrias e sofrimentos, em reparação de nossas ofensas, em união com o Coração de teu Filho Jesus, que continua a oferecer-se a Ti na Eucaristia, pela salvação do mundo.
Que o Espírito Santo, que guiou a Jesus, seja meu guia e meu amparo nesse dia para que eu possa ser testemunha do teu amor. Com Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, rezo especialmente pelas intenções do Santo Padre para este mês:
Pelas pessoas marginalizadas
Rezemos para que as pessoas que vivem à margem da sociedade, em condições de vida desumanas, não
sejam esquecidas pelas instituições e jamais sejam consideradas descartáveis.

A BÍBLIA é a palavra de Deus

Em setembro vivenciamos o Mês da Bíblia. A iniciativa é motivada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e é a oportunidade para estudo da Palavra de Deus, com o tema a “Carta aos Efésios” e o lema “Vestir-se da nova humanidade” (Ef 4,24). Esta frase é de uma exortação da própria carta, na qual o autor apresenta aos batizados e batizadas em que consiste assumir a vida nova após a adesão a Cristo e ao batismo, sobretudo em um contexto não cristão, onde viviam, provavelmente, os destinatários dessa carta.

Escrita no fim do século I d.C. e dirigida a várias comunidades cristãs da Ásia Menor (hoje Turquia), região subjugada e explorada pelo império romano, o objetivo principal da Carta aos Efésios era exortar os fiéis à prática do evangelho de Jesus Cristo crucificado (Ef 3,1-21), na luta por uma sociedade solidária e fraterna contra o mal. Como no passado, hoje o mundo continua marcado pela falsidade, pela injustiça e pela morte, por isso os apelos e alertas da carta permanecem valiosos ainda em nossos dias.
Este subsídio é um material de apoio para a celebração, em quatro encontros, e visa proporcionar aos grupos de reflexão e círculos bíblicos um encontro pessoal e comunitário com a Palavra de Deus, a partir da Carta aos Efésios.

Quer assistir ao documentário para essa jornada sobre o tema? Veja AQUI.

A Bíblia é uma fonte de força espiritual. Por meio de seus ensinamentos, podemos encontrar inspiração e nos aproximar de Jesus. A Bíblia Sagrada é uma coleção de livros sagrados escritos por vários autores. Antigos profetas e historiadores registraram a relação entre Deus e Seu povo por mais de 4 mil anos. Suas palavras inspiradas são o que hoje conhecemos como a Bíblia Sagrada. Seguir os ensinamentos encontrados na Bíblia nos ajuda a conhecer quem é Deus, a aprender com pessoas boas que O amavam e
a entender melhor como Ele deseja que vivamos.

Acima de tudo, a Bíblia ensina o amor. São 73 livros bem diferentes, com diversos estilos e escritos de épocas distantes. Recentemente foi lançada A BÍBLIA – SUA FONTE DE LUZ, pela Paulinas Editora, fruto de um projeto nacional de 15 anos, ela foi traduzida das línguas originais para o português e inteiramente comentada por uma competente equipe de biblistas. Os tradutores e as tradutoras, especialistas da área, usaram como base os manuscritos em hebraico, aramaico e grego, a fim de que o leitor possa ter em mãos um texto fiel à mensagem original. Fez-se também uma ampla revisão dos nomes bíblicos, de modo a identificar mais claramente as personagens e os lugares bíblicos. Também foi enriquecida com mapas e amplas notas explicativas para todas as passagens bíblicas com informações literárias, teológicas, históricas e geográficas, bem como com abundantes referências bíblicas, a fim de que o leitor possa consultar passagens relacionadas ao texto que está lendo.

Para preparar e auxiliar a leitura orante foram elaboradas introduções a todos os livros bíblicos com informações sobre a autoria, datação, estrutura e principais temas da obra.

Dica: Por onde começar a ler a Bíblia?


%d