demokratioO CPP – Conselho Pastoral Paroquial tem uma importância muito grande pelo fato de ser a representatividade de todo o corpo da Igreja. Por meio do Conselho se concretiza a participação e a comunhão dos grupos, movimentos e pastorais. Entretanto, o CPP não é uma democracia e sim um grupo que por sua natureza obedece regras hierárquicas da Igreja. O CPP existe para fazer essas regras funcionarem e para harmonizar a vida da Comunidade. Em termos práticos podemos compreender a função do CPP da seguinte maneira: ele é órgão consultivo, pastoral e zelador da boa convivência e do cuidado com o patrimônio público da Igreja-Comunidade.

Enquanto consultivo o CPP serve para aconselhar, opinar sob temas que lhe são apresentado pelo vigário em vista do bem da comunidade. Uma vez escutado fica a critério do vigário tomar a melhor decisão que achar conveniente;

Enquanto pastoral o CPP serve para planejar junto com o vigário as ações que nortearão a vida comunitária da comunidade paroquial enquanto um corpo unido persistindo no mesmo objetivo, para alcançar a mesma meta, obtendo assim os resultados esperados. Nesse sentido, o CPP é um “braço direito” do padre no governo da Comunidade paroquial. Ele, o CPP, executa e faz executar as tarefas que de comum acordo (padre e CPP) planejaram.

Enquanto zelador tem a função de ajudar na boa convivência dos grupos internamente; de incentivar e acompanhar os trabalhos sendo uma mão amiga nas horas de precisão e crítica. Também tem o dever de zelar, fiscalizar, cuidar dos bens móveis da comunidade, orientando, educando os membros da comunidade sobre o cuidado com as coisas uma vez que se trata de um bem comum a todos. Aliás, essa tarefa é uma tarefa extremamente delicada porque envolve muitas questões entre elas, a relação de poder e de status. É preciso que o conselheiro entenda que, na realização de todas as tarefas é preciso ter diante de si duas palavras que ajudam muito no equilíbrio e no bem estar da convivência e do zelo apostólico. São elas: a humildade e o serviço.